24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Programação online da Virada Sustentável Manaus inicia neste sábado

Festival correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) terá transmissão de apresentações culturais, atividades zen, conteúdo para crianças e debates sobre temáticas ligadas à sustentabilidade

Readequada para atender às novas normas impostas pela pandemia, a Virada Sustentável Manaus 2020 começa neste sábado (28), com uma programação diária de lives ligadas à cultura, bem-estar e sustentabilidade, no Instagram (@viradasustentavelmanaus) e YouTube (Virada Sustentável). O festival, correalizado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS), está em sua sexta edição e acontece pela primeira vez em formato virtual. A programação vai até o dia 4 de dezembro, com acesso gratuito.

Neste ano, a mobilização traz o tema “Refuturo: repense, recrie, regenere 2020”, que convida o público a refletir e se inspirar sobre como criar um futuro diferente, melhor e possível. As atividades são pautadas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), envolvendo temas como igualdade de gênero, saúde e bem-estar, cidades e comunidades sustentáveis e ação contra a mudança global do clima.

Circuitos Zen e Kids

A programação de lives no Instagram tem início no sábado (28), às 10h (Manaus), com uma aula de yoga conduzida pela professora Marla Alcântara, ideal para quem deseja começar o dia com mais tranquilidade e equilíbrio.

A partir das 12h, tem contação de histórias com a cantora e compositora, Lorena Souza. A diversão segue às 15h, com o artista Ítalo Almeida, do coletivo Os Contadores de História, que também realizará a interpretação de contos infantis.

No domingo (29), às 10h (Manaus), a jornalista e terapeuta reikiana, Débora Holanda, conduz uma entoação de mantras, prática que ajuda a acalmar a mente, ter mais concentração, melhorar a respiração, entre outros benefícios.

Às 12h, o espetáculo teatral “Menina Miúda” apresenta as desventuras de Zé para conquistar coração de sua amada, Constância. A peça aborda questões como relações amorosas, conquista e empoderamento feminino.

Para o público kids, a partir das 15h (Manaus), ocorre uma oficina de balões com a analista da FAS, Andressa Lopes, e uma demonstração de penteados com tranças com a profissional do Espaço Rapunzel Hair, Silvana Gomes.

Mulheres no ‘palco’

Assim como nas edições anteriores, a Virada Sustentável Manaus promoverá acesso gratuito à cultura com shows de artistas regionais, que serão transmitidos pelo Instagram. Dessa vez, o line-up é formado apenas por mulheres, destacando o protagonismo feminino na cena musical amazonense.

A cantora Márcia Novo abre a programação de lives musicais, no sábado (28), às 18h (Manaus), com uma mistura de brega, beiradão, gêneros caribenhos e boi-bumbá, com uma linguagem “pop amazônica” que é própria da artista. Logo depois, às 20h, tem Lucinha Cabral, um dos nomes mais relevantes da música local, com sua voz e interpretação singulares.

No domingo (29), às 19h (Manaus), é a vez da banda The Marcianas agitar as redes sociais do festival com muito flashback, disco music e uma “pitada” de rock, trazendo de volta músicas dançantes das décadas de 1970, 1980 e 1990. A banda, que é formada por mulheres, surgiu em março de 2018, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Fórum virtual

Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, ocorre o Fórum da Virada Sustentável Manaus 2020, com a participação de ativistas, especialistas em diversas temáticas, representantes de organizações da sociedade civil e movimentos sociais. O objetivo é promover a articulação entre múltiplas vozes da Amazônia e do Brasil, para discutir respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade.

Ao todo, são seis painéis que abordarão temas como Amazônia, diversidade, cidades sustentáveis, mobilização social em tempos de pandemia, construção de políticas públicas socioambientais e a relação dos jovens com o futuro. Será transmitido um painel por dia, a partir das 10h (Manaus), com exceção do dia 3 de dezembro, que terá dois debates: o primeiro às 10h e o segundo às 18h30. A programação poderá ser conferida no canal Virada Sustentável, no YouTube.

Intervenções pela cidade

Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, reforçando a importância do cuidado mútuo e o senso de coletividade, a programação da Virada Sustentável Manaus foi adaptada ao cenário atual, para garantir a segurança das milhares de pessoas que participam anualmente da mobilização.

Sem a presença do público, o festival realizou ações presenciais e intervenções visuais em alguns pontos cidade. Entre elas, o plantio de mais de 200 mudas de árvores frutíferas na comunidade indígena Parque das Tribos, a instalação de faixas de pedestres com as cores do arco-íris no Centro da cidade, exposição de banners com as frases ‘Viva Amazônia Viva’ e ‘Vidas Indígenas Importam’ em frente ao Teatro Amazonas, e uma intervenção com o tema ‘Vamos falar sobre política?’, em parceria com a Embaixada Politize! Manaus.

Os registros em vídeo dessas atividades serão compartilhado nas redes sociais do festival, no sábado (28) e do domingo (29), completando a programação online.

Além disso, no dia 4 de dezembro, a Virada fará uma projeção de mensagens emblemáticas sobre Amazônia e o futuro que queremos para nosso planeta. As mensagens serão apresentadas em um prédio com destaque na capital amazonense. Porém, o festival não divulgará antecipadamente o endereço para evitar público no local. Mas fará o registro da ação no Instagram.

SERVIÇO

ASSUNTO: Virada Sustentável Manaus 2020

FORMATO: Virtual

DATAS:

28 e 29 de novembro – Programação de lives no Instagram (@viradasustentavelmanaus)

30 de novembro a 04 de dezembro – Fórum da Virada Sustentável Manaus no YouTube (Virada Sustentável)

spot_img