Projeto ‘Acolher’ vai oferecer atendimento psicológico por dois meses a novos pensionistas

Nesta quinta-feira, 15/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Manaus Previdência, deu início ao projeto “Acolher”, criado com a finalidade de integrar os novos pensionistas à autarquia e prestar suporte psicológico no processo de luto vivenciado pelos familiares do servidor público municipal morto.

A abertura do encontro, realizado pela plataforma Zoom, teve duração de 40 minutos, tempo para apresentação da equipe do departamento de Previdência e Psicossocial da instituição. O encontro começou com a coordenadora do Setor Psicossocial e assistente social, Paula Suellen, dando as boas-vindas aos participantes e explicando o propósito do projeto.

Na próxima semana, terão início os atendimentos individuais, com agendamento do horário mais conveniente para cada participante. A partir do dia 28, terá início o atendimento em grupo, com frequência semanal e duração de dois meses.

“Estamos desenvolvendo esse projeto para recebê-los de uma forma diferente. Quando perdemos alguém, temos que lidar com carga emocional, dor, dificuldades, além disso tem a parte burocrática que cabe resolvermos. Por isso, estamos aqui para ajudá-los”, informou a psicóloga Stéfani Inácio.

A gerente da Área Previdenciária, Poliane Rio, explicou o passo a passo para utilização do portal do Segurado, onde constam documentos e informações de interesse dos pensionistas, tais como o calendário de pagamento, contracheques e o comprovante anual de rendimentos para declaração do Imposto de Renda.

A diretora-presidente da Manaus Previdência, Daniela Benayon, aproveitou a ocasião para dar uma palavra de ânimo e incentivo aos segurados, além de ressaltar que a instituição está à disposição para auxiliá-los.

“Um dia desses eu ouvi a seguinte frase: tem dias que faltam gavetas para guardar tanta saudade. Eu, que estou em processo de luto, digo que não é fácil, mas estamos aqui por vocês. Que possamos nos recuperar dessa dor que nos abala no momento”, compartilhou.

O projeto Acolher será realizado de forma trimestral. Para essa primeira turma, foram convidados os 50 pensionistas que tiveram o seu benefício concedido nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021.

Texto – Cinthia Guimarães / Manaus Previdência

Foto: Acervo pessoal