26.3 C
Manaus
quinta-feira, dezembro 7, 2023

Projeto apoiado pelo Governo do Amazonas promove divulgação de pesquisas na saúde 

Criar peças audiovisuais de divulgação de projetos científicos na área da saúde e exibi-los em escolas públicas é o que pretende o projeto “InovaPop – ILMD/Fiocruz Amazônia: popularizando a inovação tecnológica com tecnologias digitais”, apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A intenção é divulgar os produtos e processos de inovação tecnológica para a saúde e resultados de pesquisas do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e apresentá-los em Manaus, Tabatinga (distante a 1.108 km da capital) e Presidente Figueiredo (117 km). A divulgação ocorrerá de 14 e 20 de outubro, por ocasião das celebrações da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).  

Coordenado pelo pesquisador Luís André Mariúba, as peças de divulgação científica também serão publicadas nas redes sociais da Fiocruz, e apresentadas em eventos científicos da instituição e de parceiros. 

O projeto tem ainda como propósito despertar nos alunos da pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia, que lidam diretamente com diferentes estudos de inovação tecnológica, a vontade de procurar por formas criativas de comunicar os resultados de seus trabalhos.  

Sobre o POP CT&I  

O programa é uma iniciativa da Fapeam, que visa incentivar e apoiar a realização de eventos de popularização da ciência, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, prioritariamente no interior do estado do Amazonas, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SNCT) e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas. 

A edição 2023 da SNCT tem como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.  

Conheça a agenda de eventos científicos apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, via Programas de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev) e POP CT&I em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/ 

FOTO: Érico Xavier

spot_img