Projeto Castramóvel é aprovado no Amazonas

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Amazonas (CRMV-AM) aprovou nesta quarta-feira (14), durante a realização da 408ª Plenária Ordinária, o Projeto Castramóvel que visa o controle populacional dos animais no Estado através da castração. Com essa aprovação, o Conselho traz a importância da saúde única, que integra a saúde humana, animal, ambiental – áreas em que o médico-veterinário está inserido.

“A aprovação do projeto é um avanço imensurável tanto para a causa animal, saúde pública e classe veterinária. O Conselho visa o bem-estar animal e acima de tudo a saúde humana, por isto realizamos as fiscalizações e orientações necessárias para certificar a segurança dos profissionais de medicina, dos pacientes animais e da população em geral”, destacou o presidente do CRMV-AM, Haruo Takatani.

O projeto surgiu a partir da destinação de emenda parlamentar da deputada estadual Joana Darc e é o primeiro do Estado, no qual visa o controle populacional de cães e gatos nos lugares mais longínquos do Estado, Reservas de Desenvolvimento Sustentável, comunidades ribeirinhas, entre outros. “Quero deixar aqui o reconhecimento ao Conselho de Medicina Veterinária por ter apoiado e nos colocamos à disposição para futuras parcerias. Esse projeto é um marco na causa animal, a partir dele surgirão outros castramóveis e nós teremos uma política pública de Estado aqui no Amazonas”, declarou a deputada.

A Plenária Ordinária ocorreu na sede do CRMV-AM, localizado no bairro Parque Dez de Novembro, e contou com a participação de toda a diretoria e conselheiros efetivos, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19.

Foto: Divulgação / CRMV-AM