Amazonas Notícias

Projeto contemplado pela Lei Paulo Gustavo promove teatro inclusivo para surdos, com entrada gratuita

Contemplado em um dos editais da Lei Paulo Gustavo, disponibilizado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o projeto cultural “A arte do silêncio – surdos em cena” realizou oficinas gratuitas de teatro para adolescentes surdos e será finalizado com uma performance nesta sexta-feira (21/06), às 10h, no auditório do Instituto Filippo Smaldone, na avenida Tóquio, 100, Planalto.

O projeto é coordenado e dirigido pela atriz, produtora cultural Keylla Gomes, tem a produção de Francy Junior e Anderson Mendes, expressão corporal com Suelen Siqueira e a intérprete de libras Eline Brito. Com entrada gratuita.

“Foram mais de 60 horas de aulas teóricas e práticas, contato introdutório com conteúdo artístico, descobrindo possibilidades imaginárias e materiais de corpo, técnicas que ajudaram os alunos a desenvolverem seus potenciais artísticos e criativos que eles não imaginavam possuir, inclusive tivemos retorno positivos dos pais desses alunos”, explica Keylla Gomes.

“Foi muito satisfatório acompanhar a evolução desse projeto, da concepção até a execução e poder conferir a motivação dos alunos ao participarem das aulas e dos ensaios”, expressa o produtor Anderson Mendes. 

Inclusão 

Com mais de 20 anos de experiência na produção cultural em Manaus, Keyla percebeu que não existe curso de capacitação exclusivo para atores surdos, o que acarreta desemprego, exclusão social, baixa autoestima e segregação na sociedade manauara, fator que a motivou a escrever o projeto. 

“Tivemos um projeto incrível, com um grupo de jovens talentosos que aprenderam um pouco sobre a arte do teatro e, ao mesmo tempo. me ensinaram sobre ser resiliente, espero que o público possa sentir toda a força desses novos artistas que agora podem se expressar através da arte. Agora vamos em busca de novas oportunidades para dar continuidade a esse projeto com novas edições”, destaca Keylla Gomes.

A arte do Silêncio

“A arte do silêncio – surdos em cena” é um projeto inclusivo, desenvolvido com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 (ODS 4), que visa à educação de qualidade, e foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, executada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura do Amazonas (Conec). O projeto é realizado pela MK produções, com apoio da Ykamiaba produções e Movimento das Mulheres Negras da Floresta.

FOTOS: Divulgação/Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa

Relacioandos