As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Projeto convida ex-alunos para palestrarem em Careiro Castanho

Intitulada “Que bom que você veio”, ação tem como objetivo incentivar jovens e adolescentes a ingressarem na vida acadêmica e a buscarem realização profissional

Cerca de 500 estudantes de Careiro Castanho (a 102 quilômetros de Manaus) participaram da estreia do projeto “Que bom que você veio”, nos dias 18 e 19 de junho. Por meio de palestras com alunos egressos do município, a ação tem como objetivo incentivar jovens e adolescentes a ingressarem na vida acadêmica e a buscarem realização profissional. Todas as escolas da rede estadual do município estão incluídas no cronograma da atividade, que deverá acontecer a cada 40 dias.

No lançamento do projeto, os estudantes tiveram um bate-papo com a advogada Bianca Anjos de Souza. Natural do município, ela se mudou para a capital amazonense após concluir o Ensino Médio na Escola Estadual Marçal Machado Girão e, hoje, é membro da Comissão de Gestão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AM).

“Ela [Bianca] veio para contribuir. A partir das experiências relatadas nas palestras, os alunos veem que é possível e se motivam na escolha dos cursos superiores, buscando a realização profissional”, afirmou a coordenadora das escolas estaduais de Careiro, Pedrina Anjos.

Além dos desafios da profissão, a advogada conversou sobre um tema bastante recorrente na sociedade amazonense: o feminicídio. “Junto à experiência no mercado de trabalho, cada convidado abordará, também, um assunto em evidência dentro da sua profissão. No caso da Bianca, ela optou por falar sobre o feminicídio. Achamos essa temática tão importante que resolvemos incluir os estudantes do 9º ano [do Ensino Fundamental] no bate-papo”, revelou a coordenadora.

De acordo com Pedrina, o saldo da iniciativa “Que bom que você veio” foi muito positivo. “Definiria como uma verdadeira aula de cidadania”, assinalou. “Os alunos deixaram a palestra maravilhados, além de terem interagido bastante com a Bianca. Nossa convidada trouxe muito conhecimento e informação”, elogiou Pedrina.

Todas as escolas estaduais de Careiro Castanho estão inseridas no projeto. São elas: Pedro dos Santos, Thomé Ferreira Santiago, Marçal Machado Girão e Senador Fábio Lucena.

Alerta – A coordenadora Pedrina Anjos acredita que, assim como a ação funciona como um guia de profissão para os jovens e adolescentes do município, ela serve ainda para advertir sobre alguns perigos da realidade amazonense.

“Estamos fazendo um alerta para que esses estudantes conheçam o mundo que, hoje, está à volta deles. Com o regresso de Bianca, pudemos mostrar o que está acontecendo com esse ‘relógio da violência’ que não para. O índice de feminicídios no Brasil é muito alto, e nós temos de reduzi-lo, e a Educação tem um papel importantíssimo nessa luta”, reforçou a coordenadora.

Próxima edição – Ainda sem data certa para acontecer, a próxima edição do “Quem bom que você veio” deverá contar com a presença de um jornalista. As conversas com o profissional já foram iniciadas, adiantou Pedrina Anjos.

Mais que um guia profissional, o projeto tem uma proposta abrangente, segundo a coordenadora.

“São muitos os cuidados que devemos ter no ambiente escolar. Existem muitos alunos que sofrem com problemas como depressão e aliciamento, por exemplo, e é nossa responsabilidade fazermos esse alerta. Com o projeto, queremos debater esses perigos do dia a dia e, ao mesmo tempo, motivar os estudantes a crescerem e a serem cidadãos atuantes, de fato, na sociedade”, finalizou ela.

FOTO: Divulgação/Seduc-AM

você pode gostar também