24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Projeto Curupira do IFAM passa a integrar as atividades do núcleo de atendimento a pessoa com necessidades especiais

Após sete anos de atividades que promoveram a quebra de barreiras arquitetônicas, pedagógicas, comunicacionais e atitudinais, bem como a conscientização, sensibilização e convivência com as pessoas com deficiência, o Projeto Curupira – Núcleo de Acessibilidade e Educação Inclusiva doInstituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) realiza no dia 21 de agosto, às 14h, evento com palestras gratuitas, apresentações culturais e exposição de trabalhos. As atividades acontecerão no Campus Manaus Centro, localizado na Av. Sete de Setembro, nº 1975.

Os 50 primeiros participantes do evento ganharão um kit exclusivo do Projeto. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no Campus Manaus Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Segundo o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o Projeto Curupira passa a ser integrado ao Núcleo de Atendimento a Pessoas comNecessidades Especiais (NAPNE) abrangendo todo o Instituto. “Temos 14 campi no Amazonas e nossa meta é ampliar o acesso dos nossos alunos com deficiência aos materiais didáticos e paradidáticos. Não há distinção em sala de aula entre estudantes. Todos poderão acompanhar o conteúdo programático sem qualquer problema”, ressaltou Castelo Branco afirmando que os serviços e produtos hoje desenvolvidos pelo projeto Curupira continuarão sendo ofertados a comunidade amazonense.

Para o coordenador do Projeto, professor Dalmir Pacheco, o Curupira cumpriu seu papel de incluir a pessoa com necessidades especiais em um modelo que valoriza os matizes inerentes ao ser humano. “Ao longo desses anos, oferecemos cursos profissionalizantes nas áreas administrativas, informática, mecânica, soldagem, almoxarifados, dentre outros. Além disso, ofertamos curso de Educação Especial, Libras, Braile, Soroban, Orientação e Mobilidade e Tecnologia Assistiva. A partir daí, surgiram atividades de arte e lazer, como a dança em cadeira de rodas, o teatro de cegos e artesanato”, destacou Pacheco.

A inclusão por meio da arte cênica fez com que surgisse o 1º Teatro de Cegos do Amazonas. O grupo teve sua estreia nacional no III Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica realizado em Olinda (PE), no último mês de maio, ao apresentar o espetáculo ‘No Reino do Pré-con-ceito’, que abordava as situações de dificuldade enfrentadas pelos deficientes em atividades cotidianas.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui