24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Projeto da 3ª Cicom da PM visa inibir furtos e roubos no Japiim

A Polícia Militar do Amazonas por meio da 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) retornou as atividades de policiamento e monitoria comunitária em centros educacionais na área de atuação da unidade, segundo informou o capitão PM Franklin Terto, que está a frente da 3ª Cicom e desenvolve diversos projetos voltados para a segurança cidadã.

Segundo o capitão, as ações sociais da Companhia incluem desde visitas às comunidades carentes, a pontos comerciais, como agências bancárias, mercadinhos, a feiras e mercados. O objetivo é prevenir e combater ilícitos penais e a presença de infratores que praticam roubos e furtos. As ações policiais também estão voltadas às redes de ensino estadual e municipal.

Projeto Ronda Escolar – Com o início do ano letivo escolar as Rondas Escolares voltam a ser rotineiras. Com elas, os policiais visitam as escolas, conversam com gestores, professores, alunos, e a comunidade ao redor das escolas. Outra iniciativa do projeto Ronda Escolar são as palestras para os alunos. Hoje pela manhã seguindo uma agenda estratégica de visita, os policiais militares foram à Escola Estadual Professora Ondina de Paula, localizada na Avenida Jorge Biváqua, bairro Japiim, zona sul, onde foi realizada uma palestra por uma pedagoga, e pela equipe de policiais da Cicom, voltada para alunos do 1º e 2º ano do ensino médio com destaque para o tema: Violência, Homossexualidade, Bullying e Segurança, afirmou o tenente PM Smayil Souza que coordena o planejamento das atividades dos diversos serviços da Cicom.

Policiamento nas praças

O comandante, capitão Franklin Terto, ressalta que o planejamento de policiamento também é realizado na 3ª Cicom, com foco na manutenção do bem-estar da comunidade, como nas praças do bairro Japiim e na lagoa Rodrigo Otávio em função dos furtos que antes aconteciam ali. Agora uma dupla de policiais de motocicletas realiza o policiamento, conversa com comunitários que realizam suas atividades físicas nos locais e passeios. A secretária e assistente social, Karen Viana, elogiou a iniciativa da Polícia Militar e agora já sente a presença mais constante da PM no local que inibiu a presença de traficantes e consumidores de drogas que antes usavam o logradouro público como ponto de encontro.

Projeto Kimura

Este ano, dando prosseguimento a outra ação social, a 3ª Cicom está voltada, ainda, para o projeto Kimura que tem o objetivo de levar as boas práticas esportivas, como o jiu-jitsu às crianças e adolescentes das redondezas da Companhia. O projeto tem afastado esses jovens das drogas, das ruas, do assédio dos traficantes, possibilitando, inclusive, através do esporte, qualidade de vida para essas pessoas e suas famílias. “É mais uma ação que fazemos na Polícia Militar para conter a onda de crimes nas ruas e protegendo essas crianças e adolescentes, seja através do esporte de luta, ou nas palestras escolares. A PM faz a sua parte na proteção à comunidade, a PM faz parte da comunidade” afirmou o sargento PM R. Cardoso que está à frente dos treinos e conta com o apoio do comando da unidade policial. A ideia, segundo o capitão Terto, é expandir o projeto para outros locais onde a Cicom atua. Hoje o projeto Kimura é desenvolvido nas dependências da Cicom.

Onde está localizada a 3ª Cicom?

A 3ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom) está localizada na Rua Coronel Ferreira de Araújo, bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus e realiza patrulhamento nos bairros Japiim, Petrópolis, Raiz e São Francisco. O contato pode ser feito por meio do telefone 190, ou pelo telefone do supervisor de área (92) 98842-1549.

FOTO: DIVULGAÇÃO/PMAM

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui