25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Projeto de Lei insere o tema sobre ‘Cuidadores de Idosos’ na grade curricular da Semed

Com a finalidade de contribuir com a elaboração das políticas públicas voltadas aos idosos, o vereador Everaldo Farias (PV), protocolizou na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Lei n° 103/2016, que institui o tema ‘Cuidados de idosos’ como tema transversal na grade curricular nas escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“Garantir a qualidade de vida para os dois milhões de idosos esperados para a projeção feita para 2050 em todo o país é o nosso maior desafio. Essa revolução demográfica repercutirá em todos os setores da sociedade, começando pela saúde, um valor universal. A inclusão do tema transversal sobre os cuidados com o idoso trará ganhos não só para a população, mas também para a saúde pública”, defendeu o vereador.

De acordo com o projeto, o ensino do tema transversal fará com que menos idosos enfermos se direcionem a hospitais porque passarão a ter o cuidado familiar de pessoas que terão o conhecimento sobre os devidos cuidados a serem tomados com os idosos, prevenindo negligências e maus tratos que muitas vezes ocorrem por puro desconhecimento do acompanhante, que pode gerar, não raro graves consequências para o idoso já fragilizado.

A metodologia da inclusão no tema deverá ser definida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto deverá ser submetido à votação do plenário da CMM, depois de deliberado seguirá para a análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Transversalidade

Em 1996, o Ministério da Educação lançou Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), um documento que entende que a educação é parte de uma relação política porque a democracia se apresenta para a escola assim como se apresenta para a sociedade. A transversalidade na educação não significa a criação de novos componentes curriculares ou disciplinas, mas questão como Ética, Diversidade Cultural, Meio Ambiente, Saúde, Trabalho, Consumo e Orientação Sexual que devem ser incorporadas a estas e às demais práticas pedagógicas da escola.

“Com o envelhecimento em crescimento, temos que repensar o modelo do futuro. O cuidado responsável por familiares e por profissionais, com os mais velhos pode ser realidade por meio da educação em nossa cidade. Nosso projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida do idoso, porque a capacitação do conhecimento gerontológico pode mudar no auxílio aos idosos de Manaus”, finalizou Everaldo.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui