27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Projeto de Lei pede instalação de telas de proteção em pontes para evitar suicídio em Manaus

Em homenagem ao mês Setembro Amarelo, que desde 2015 alerta a sociedade para casos de suicídio no Brasil, foi apresentado nesta segunda-feira (02), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o Projeto de Lei (PL) que propõe a instalação de telas ou redes de proteção em pontes de todo Amazonas. As telas ou redes seriam instaladas nas laterais de pontes onde existem casos de suicídio ou tentativa de suicídio, como as pontes Phellipe Daou e a ponte do Educandos, entre outras.

A proposta é do deputado estadual Fausto Jr (PV), que disse que todos os dias a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM) registra tentativas de suicídio na ponte Phellipe Daou, que liga Manaus ao município de Iranduba.

O projeto de lei inclui ainda a instalação de telefones com ligação gratuita para órgãos ou instituições que atuam em casos de emergência, como Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, hospitais e pronto socorros. “Estamos vivendo uma onda de tentativas de suicídio. Parece que as pessoas escolheram as pontes como local para tirar a própria vida”, lamentou Fausto Jr. “A instalação de telas ou redes de proteção é uma medida para evitar que novos suicídios aconteçam”, acrescentou.

O parlamentar destaca que o combate ao suicídio exige mais atenção da sociedade e do Poder Público. “Estou propondo que as escolas públicas do Amazonas tenham mais psicólogos para acompanhar crianças e jovens”, ressaltou o deputado. “Dessa forma podemos identificar situações de risco e dar apoio especializado para que jovens e crianças não tirem a própria vida”, completou Fausto Jr.

Texto: Assessoria do Deputado

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui