As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Projeto de língua espanhola chega à sexta escola da rede municipal de ensino de Manaus

O projeto “Manaus Internacional Integrando outras Culturas, por meio da Língua Espanhola” chega à escola municipal Ana Mota Braga, localizada no bairro Petrópolis, zona Sul de Manaus. A aula inaugural ocorreu nesta terça-feira, 17/9, à tarde, e os 25 alunos, do 6º ano, contemplados pelo projeto, participaram da ação.

O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Associação de Professores de Espanhol do Estado do Amazonas (Apeam) e o Consulado da Colômbia em Manaus.

“O projeto foi criado após observarmos a importância de trabalhar mais a língua espanhola, devido ao contexto social que Manaus vive atualmente, além de um grande número de alunos estrangeiros, que chega a 4 mil. Desse total, 1.733 são venezuelanos”, explicou a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, ao destacar a iniciativa da rede municipal de ensino, em executar o projeto que já envolveu 300 alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental.

Coordenado pela professora Ádria dos Santos Gomes, o projeto oferece aos estudantes da escola municipal Ana Mota Braga, o ensino da língua espanhola e das culturas dos países hispânicos, com ênfase na cultura colombiana.

“A partir do ensino desse idioma nas escolas, os alunos aprenderam uma nova língua, e por extensão, conseguem se comunicar com alunos venezuelanos inseridos na rede municipal. Além disso, podemos dizer que esses alunos estão aptos, por exemplo, a fazer viagens a países próximos daqui, além de servir à inserção no mercado de trabalho”, observou Ádria.

Para o cônsul da Colômbia, José Gilberto Rojas, o apoio da Prefeitura de Manaus é importante porque a ação, além de oferecer o contato com a cultura e a língua espanhola, dá ao aluno a possibilidade de uma profissão.

“O Brasil é o país que está rodeado de fronteiras com países hispânicos, entre eles Bolívia, Venezuela e Colômbia. Então é muito importante que os amazonenses tenham um relacionamento muito próximo, por exemplo, com a Colômbia, que tem um lado que fala espanhol e outro português. É importante também para o incentivo de relacionamento comercial, acadêmico e ainda para proporcionar futuros intercâmbios”, salientou Rojas.

Expectativa

“Só temos a agradecer à Prefeitura de Manaus, à Semed e à coordenação do projeto pela escola ser contemplada, por entender a importância de conhecermos outro idioma. Por isso, hoje é o momento de celebração por essa oportunidade”, declarou o gestor da escola, Luiz Carlos Braga. Na unidade de ensino serão atendidos 25 alunos do 6º ano, com aulas duas vezes por semana.

O aluno Domine Oliveira, 14, é um dos estudantes contemplados com o projeto. Para ele, o contato com a língua espanhola será uma grande oportunidade. “Vejo este projeto como uma oportunidade única na minha vida, por isso estou ansioso para começar a estudar e conhecer esse idioma”, declarou.

Texto – Emerson Santos / Semed
Foto – Lucio Santos / Semed

você pode gostar também