25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Projeto desenvolvido por escola estadual de Parintins será apresentado em feira científica no México

Projeto escolar foi habilitado para participar do evento internacional por conta do resultado obtido na Expo Milset Brasil 2015 realizada em Fortaleza-CE.
Facilitar o ensino da Matemática com o uso de formas geométricas confeccionadas a partir de materiais recicláveis é a proposta do projeto “O uso dos materiais recicláveis no ensino da Geometria”, desenvolvido no Centro de Educação de Tempo Integral/Ceti Deputado Gláucio Gonçalves, localizado no município de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). Por ser um dos vencedores da Expo Milset Brasil 2015, promovida na última quinzena de maio em Fortaleza-CE, o projeto amazonense foi habilitado para participar do Milset Amlat, feira científica que acontecerá na cidade de Tampico (México), em 2016.

O projeto da rede pública estadual do Amazonas faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE) e é financiado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam). Na exposição realizada em Fortaleza-CE em evento promovido Movimento Internacional para o Recreio Científico e Técnico (Milset), o projeto conquistou medalha de ouro pela melhor pontuação durante a feira e medalha de prata na categoria “Meio Ambiente”.

De acordo com a coordenadora do projeto, professora Cristiana Tavares de Oliveira, a importância da ação escolar está no fato de poder conciliar o ensino da Matemática com práticas direcionadas à preservação do meio ambiente. “O objetivo maior desse trabalho é tornar mais fácil o ensino da Matemática, com ênfase nos conteúdos de geometria, utilizando métodos criativos e dinâmicos. Além disso, ao criarmos os nossos objetos geométricos de estudo, como chapéus, porta-lápis e poliedros, damos utilidade a materiais que se tornariam lixo”, explicou a professora.

O projeto escolar, segundo a professora, contemplou pesquisas de campo sobre o artesanato local de Parintins, oficinas de geometria, além da elaboração de um manual de aulas práticas para o ensino da geometria com materiais recicláveis.

Sobre a participação na feira científica realizada em Fortaleza-CE, a professora e coordenadora do projeto destacou a enorme satisfação pelo reconhecimento do trabalho. “O sentimento por vencer a competição é de missão cumprida. Fomos bastante elogiados pelos avaliadores, que destacaram a relevância do projeto e incentivaram o seu aprimoramento. Foi um momento extremamente gratificante”, contou Cristiana Tavares.

Expectativa – Para a Milset Amlat, que acontecerá no México em 2016, a docente conta que a expectativa é grande e o trabalho está sendo aprimorado a fim de garantir uma boa participação na feira internacional. “Temos uma meta maior pela frente e o nosso objetivo é continuar com as pesquisas, construir novos objetos geométricos e aprimorar, de fato, as nossas atividades. A responsabilidade é ainda maior, pois iremos representar o país. Com força e determinação, buscaremos um resultado positivo”, ressaltou Cristina Tavares.

A relação dos projetos habilitados para participar da Milset Amlat e demais exposições internacionais podem ser consultados oficialmente no site: http://www.milsetbrasil.com/ no link “Premiação 2015”.

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui