33.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Projeto do deputado Delegado Péricles que isenta o IPVA de veículos elétricos, GNV e híbridos é aprovado na Aleam

O Projeto de Lei (PL) n° 767/2023, que autoriza o Governo do Amazonas a isentar 50% do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV) e híbridos e em 100% de automóveis impulsionados por motores elétricos, foi aprovado na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), durante sessão plenária de quarta-feira (29). De autoria do deputado Delegado Péricles, o PL tem por objetivo criar medidas que reduzam impactos causados pela difusão de poluentes produzidos por veículos movidos a combustíveis.

Conforme o parlamentar, o PL que seguiu para sanção do Governo do Amazonas, deve incentivar a implantação de ecofrotas que associada aos utilitários e outros veículos comerciais para transporte de passageiros e cargas, contribuirão muito para a melhoria do meio ambiente. Segundo o deputado, os veículos elétricos e similares também irão trazer significativos impactos nas finanças do Estado, pois os gastos públicos para sanar as doenças causadas pela poluição diminuirão na medida em que a frota de carros movidos à energia limpa aumentar.

“Vivemos vários problemas climáticos na nossa região, e não se vê nenhuma ação efetiva para amenizar os problemas do meio ambiente. Eu estou fazendo minha parte, propus esse Projeto de Lei que trata da isenção do IPVA de carros elétricos e similares, esta é minha forma de contribuir para reduzir os problemas dos poluentes, buscando um ambiente saudável”, declarou o deputado.

Ainda para o autor do PL, medidas como essas são importantes, especialmente em grandes cidades, como a capital amazonense, onde estão concentradas as grandes fontes poluidoras e, lamentavelmente, onde também se concentram as maiores vítimas da poluição.

 Foto: Marcio James 

spot_img