Take a fresh look at your lifestyle.

Projeto do Prosamim criará mobiliário de casa com conceito sustentável

-publicidade-

Em mais uma oficina de capacitação, geração de renda e de cunho sustentável, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), por meio do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), iniciará seu projeto de fim de ano: o “Prosamim Sustentável, cuidando da sua casa”.

O projeto é voltado a artesãs que moram nos residenciais do programa. Consiste em uma série de oficinas onde as empreendedoras irão aprender a produzir os mobiliários de uma residência, assim como, objetos de decoração a partir de materiais recicláveis, como paletes, pneus, papelão, vidros e latas.

A exposição vai acontecer em dezembro, em uma unidade habitacional do programa, no Residencial Mestre Chico e terá toda sua mobília feita a partir de materiais recicláveis.

“O ‘Prosamim Sustentável, cuidando da sua casa’ é mais um projeto desenvolvido pelo programa, que oportuniza a capacitação e o empreendedorismo das artesãs moradoras dos residenciais, como também permite troca de experiências e conhecimentos entre os próprios moradores, pois cada artesã vai trabalhar e compartilhar suas técnicas e conhecimentos”, afirmou a subcoordenadora do Social da UGPE, Viviane Dutra.

A assistente social da Unidade Gestora de Projetos Especiais, Aldenize Amorim, ressalta que o programa, nos últimos anos, realizou feiras gastronômicas devido aos cursos de bolos, salgados e doces que foram oferecidos. “Depois, realizamos exposições itinerantes para a comercialização dos objetos produzidos pelo projeto ‘Do Lixo ao Luxo’, onde as artesãs expuseram seus produtos nas secretarias do Estado e shoppings centers. E neste ano, iremos produzir os mobiliários de uma casa a partir de materiais recicláveis e de oficinas onde as artesãs irão aprender e ensinar suas habilidades.

O artesão Lucivan Cruz, 45, morador do residencial Mestre Chico, produz cadeiras e mesas a partir de pneus que seriam descartados nos lixos, rios e igarapés. “Eu faço essas cadeiras e mesas de pneus há 3 anos e venho criando projetos para que eu possa construir outras coisas como vasos e floreiras e tudo o que eu possa fazer a partir dos pneus inteiros ou partes deles”, afirmou.

Lucivan Cruz vai ensinar para as artesãs do programa as técnicas por ele desenvolvidas na produção de suas peças, para que as empreendedoras aprendam e tenham mais um produto a oferecer.

Em virtude da pandemia e de todas as medidas de combate à disseminação da Covid-19, as oficinas serão realizadas no Elo do Residencial Mestre Chico e serão limitadas a artesãs que já participam do grupo, sendo seis artesãs por turma.

“O Governo do Estado, por meio do Prosamim e dos seus parceiros, como o Centro de Educação Tecnológica (Cetam), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), oferece uma série de capacitações, oficinas e cursos profissionalizantes aos moradores dos residenciais Prosamim. Essas atividades estão inseridas no trabalho de pós-ocupação que é realizado com maestria pela nossa Subcoordenadoria Social e tem por objetivo capacitar, complementar a renda e estimular o empreendedorismo dos beneficiários do programa”, afirmou o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campêlo.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

-publicidade-