Projeto do UNICEF em parceria técnica com Instituto Peabiru continua com inscrições abertas em dez municípios amazonenses

Iniciativa que mobiliza jovens no enfrentamento da pandemia continua com inscrições abertas

Para as ações do segundo ciclo, projeto já recebeu inscrições em oito dos 22 municípios nortistas contemplados e novas adesões podem ser feitas através de formulário on-line; confira a lista dos municípios selecionados no Amazonas

As inscrições para o segundo ciclo de atividades do projeto ‘Te Sai Covid’ seguem abertas para os dez municípios selecionados pelo Instituto Peabiru para atuação no Amazonas.

Com enfoque na capacitação de jovens a partir dos 12 anos para atuarem como agentes mobilizadores de mudança no combate ao novo coronavírus, a iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e apoio técnico do Instituto Peabiru engajou cerca de 130 jovens a partir de 70 parceiros locais no primeiro ciclo de atividades no municípios de Manaus, Belém e Gurupá (PA).

Além dos municípios amazonenses, foram selecionados doze municípios no Pará para receber as atividades do Te Sai Covid. Até o momento, jovens em oito dos 22 municípios contemplados no segundo ciclo de atividades já realizaram a inscrição ou foram indicados por representantes das secretarias de Assistência Social locais.

Segundo o gerente de projetos do Instituto Peabiru, Cláudio Melo, a expectativa é viabilizar a presença de, pelo menos, dez adolescentes de cada um dos 22 municípios contemplados no segundo ciclo de atividades, ressaltando que a proposta do Te Sai Covid passa pela mobilização conjunta de setores da sociedade no combate ao novo coronavírus:

“Eles receberão todo o material para o processo de formação e a ideia é que esses jovens possam dialogar com seus familiares para aumentar o alcance da campanha de comunicação e prevenção contra a covid-19. Nossa perspectiva é montar grupos locais formados por adolescentes e jovens principalmente, mas também contar com a comunidade para que a gente possa fazer esse processo de escuta educativo e fazer com que eles virem agentes de mudança.”, afirmou.

Quem pode se inscrever

Estão aptos a participar grupos que promovam atividades com jovens em áreas de desenvolvimento social, como ensino de música, voluntariado e escolinhas de esportes. As inscrições também estão abertas para grupos de jovens de quaisquer religiões.

A participação é gratuita e além do formulário, as inscrições podem ser feitas pelo coordenador do curso através do contato direto com a equipe do ‘Te Sai Covid’, pelo e-mail [email protected]

Por esse canal, o coordenador pode pedir outras orientações e sugerir propostas de atividades para os jovens.

As atividades

Nos próximos dias, os jovens inscritos serão convidados a participar de momentos de diálogo com a equipe do Te Sai Covid em uma proposta de atividade que visa compreender a realidade dos locais em que vivem e inseri-los no contexto de agentes de mudança.

Durante o ciclo, os participantes receberão convites para a realização de desafios semanais, por exemplo, na gravação e compartilhamento da instrução correta da lavagem das mãos para amigos e familiares.

Para a primeira atividade, os jovens terão o apoio de um técnico da área audiovisual em uma oficina que auxiliará os jovens em conceitos básicos de gravação e enquadramento.

Nessa e nas próximas ações, todo o material e suporte para a realização das atividades do ciclo será disponibilizado pela equipe do Peabiru.

SERVIÇO:

O que: Segundo ciclo de atividades do projeto Te Sai Covid

Como: através do formulário – https://forms.gle/fGKgHU8Bw3XjFN19A ou pelo e-mail [email protected]

Quanto: gratuito

Municípios selecionados para atuação no Amazonas: Manaus, Autazes, Barreirinha, Careiro da Várzea, Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva