As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Projeto Girassol realiza sessão de cinema para população em situação de rua

Cerca de 25 pessoas participaram da primeira edição do “Cine em Movimento”, realizada no viaduto Miguel Arraes

Com a proposta de levar cultura e lazer para a população em situação de rua em Manaus, o Serviço de Abordagem Social Girassol, vinculado ao Núcleo de Assistência a Criança e Família em Situação de Risco (Nacer), lançou o projeto “Cine em Movimento”, que promove sessões gratuitas de cinema. A primeira edição ocorreu na noite de terça-feira (28), reunindo cerca de 25 participantes, no viaduto Miguel Arraes, Parque Dez de Novembro, Zona Centro-Sul da capital.

A iniciativa integra as ações do Girassol voltadas para assistência de pessoas em situação de rua e busca proporcionar momentos de reflexão através da democratização do cinema, bem como ajudar a combater o preconceito e a discriminação social.

“A primeira edição teve um resultado muito positivo. Visitamos o local um dia antes para conversar com as pessoas, informar sobre a realização e verificar a aceitação do projeto. Eles se articularam para fazer ‘propaganda’ e convidaram os colegas. Ir ao cinema é uma experiência que muitos ali nunca vivenciaram e que o ‘Cine em Movimento’ pôde proporcionar”, conta o diretor do Nacer, Clessley Rodrigues.

O filme “O Vendedor de Sonhos”, adaptado do best-seller homônimo do psicoterapeuta e escritor Augusto Cury, foi exibido para os participantes. A obra provoca reflexões importantes a respeito do autoconhecimento, empatia, amor ao próximo e, especialmente, esperança em dias melhores.

Além de assistir ao filme, os participantes puderam comer pipoca e cachorro-quente. Para prevenir a disseminação da Covid-19, a equipe do Girassol realizou a higienização de mãos e a distribuição de máscaras para o público.

Segundo Rodrigues, o projeto agora busca parceiros para a realização de novas edições. “Apoiar essa iniciativa é ajudar uma parcela da população que é tão vulnerabilizada a ter acesso a uma atividade cultural, lúdica e relaxante, que contribui para a qualidade de vida e manejo do ócio e estresse, fatores ainda mais importantes no atual momento”, destaca.

Os interessados em apoiar o “Cine em Movimento” podem entrar em contato por meio do telefone: (92) 98428-7454.

Sobre o Girassol

O Serviço de Abordagem Social Girassol, criado em 2017, reúne uma equipe multidisciplinar que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos da cidade. O projeto promove atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

FOTO: Grazi Praia