29.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Projeto Jovem Multiplicador finaliza atividades de 2019 alcançando quase 11 mil estudantes na capital e no interior

No Amazonas, entre os meses de janeiro e dezembro de 2019, 10,5 mil estudantes da rede pública de ensino foram alcançados pelo projeto de educação para o trânsito “Jovem Multiplicador: Ação entre pares pela paz no trânsito”. A iniciativa foi desenvolvida pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) e pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto e teve início no ano letivo de 2019.

Na tarde da última quarta-feira (11/12), ocorreu o encerramento do projeto na capital, na Escola Estadual Rilton Leal Filho, localizada no bairro Armando Mendes, zona leste da capital. Além das ações realizadas na capital – nas quais seis escolas receberam as equipes de educação para do Trânsito do Detran-AM e Secretaria de Educação e Desporto, alcançando 553 alunos –, outras 13 escolas dos municípios de Manacapuru, Rio Preto da Eva, Careiro, Presidente Figueiredo e Iranduba também receberam a iniciativa, alcançado mais de 10 mil jovens. As atividades nos municípios do interior do estado encerraram no início do mês de novembro.

O investimento em ações educativas faz parte da estratégia do governador Wilson Lima, desenvolvida pelo diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá, para a promoção de um trânsito seguro. A técnica de Educação do Detran-AM, Delnandina Monteiro, relatou que o projeto tem uma importância enorme, pois envolve todos, jovens ou adultos, sempre levando a conscientização no trânsito.

“O projeto tem o objetivo de trazer novos olhares no trânsito para os jovens e todos os envolvidos. Nós estamos sempre mostrando estatísticas e exemplos de situações, ressaltando que o trânsito é um problema de todos, pois os jovens precisam ter novos olhares para essas situações”, ressaltou.

A iniciativa tem o objetivo de promover a paz no trânsito, por meio da conscientização de jovens e adultos em vários municípios. Os participantes são sensibilizados sobre prevenção de acidentes de trânsito, grupos de vítimas vulneráveis, diretrizes gerais da legislação de trânsito vigente, orientação sobre o uso de equipamentos de segurança e, ainda, comportamentos seguros no trânsito. A implementação do projeto nas escolas públicas possibilita ao Detran-AM capacitar professores e alunos, bem como jovens lideranças do bairro para a promoção de um trânsito seguro.

O professor Mirón Pereira da Silva destaca o impacto do projeto nos jovens. “Acredito que o projeto é de extrema importância, porque aconselha os alunos e os induz a seguir as normas de trânsito tanto para eles como para os seus familiares. Acho muito interessante conscientizar a todos”, disse.

Para o aluno Elizeu Lima, de 14 anos, a conscientização dos jovens é de extrema importância, uma vez que em breve eles serão futuros motoristas. “Eu estou participando do projeto e ele mudou a minha visão sobre o trânsito. Até o momento eu não levava a sério, mas depois que minha família sofreu um acidente, eu vi o quanto é importante”, ressaltou.

FOTO: Chelly Baggio

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui