24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Projeto Manôbike já tem quase dois mil cadastros

Nos cinco primeiros dias de lançamento do sistema de bicicletas compartilhadas em Manaus, o Manôbike já tem números bem animadores comparados com outras cidades brasileiras onde o projeto já está implantando. Na capital amazonense, o sistema foi inaugurado no último dia 12 de abril, no Mercado Municipal Adolpho Lisboa.

De 12 a 16 de abril, segundo dados da empresa Samba/Serttel, Manaus registrou uma média de 6,2 viagens por estação, estando à frente de cidades como Belo Horizonte (Bike BH), com 5,5 viagens/estação, Belém (Bike Belém), com 5,2 viagens/estação, e Pernambuco (Bike PE), com 3,9 viagens/estação.

No período, foram realizados 1.827 cadastros no site e aplicativo (disponível para IOS e Android) e o total de viagens realizadas foi de 342, sendo as estações mais procuradas a da Praça do Congresso (70 retiradas), a do Teatro Amazonas (69), na rua 10 de Julho, a da Praça Heliodoro Balbi (49) e o Parque Jefferson Peres (47).

Os dias de maior movimento nas estações foram de sexta a domingo de Páscoa. Dia 14, foram 92 retiradas, seguida de 96, no sábado, e 88 no domingo.

Manaus tem 11 estações em operação. As estações, inclusive, estão localizadas em lugares emblemáticos da capital, como o próprio mercado, a centenária avenida Eduardo Ribeiro, Igreja N.S. dos Remédios, Praça do Congresso, Beneficente Portuguesa, citando alguns.

O sistema funciona de segunda-feira a domingo, das 6h às 23h, para retirada do equipamento, e 24h/dia para devolução. As bicicletas, cujo sistema é alimentado por energia solar, são 100% nacionais. Manaus tem 110 bikes disponíveis para as 11 estações, mas a rede poderá ser ampliada futuramente, conforme demanda. O Termo de Cooperação tem prazo de 36 meses e não há ônus para o Município.

Após cadastro no aplicativo e/ou no site (www.manobike.com.br), o usuário da Manôbike terá a opção de adquirir o passe mensal (R$ 10) ou diário (R$ 5), e não paga valor adicional desde que use de acordo com as regras do projeto. De segunda a sábado, o uso pode ser de 60 minutos ininterruptos, quantas vezes por dia o usuário desejar, desde que respeite o intervalo de 15 minutos entre as viagens. Aos domingos e feriados, o uso passa a ser de 90 minutos..

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui