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Projeto Mentoria se destina à formação de diretores de escolas públicas

A proposta é permitir que diretores escolares encontrem soluções para os desafios de forma mais colaborativa

Com o objetivo de desenvolver metodologia de mentoria para formação de diretores de escolas públicas de todo o país, a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC), está desenvolvendo, em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Projeto Mentoria e Cooperação em Gestão Escolar. Uma ação estruturante do Projeto é a Oficina de Formação que será ofertada em ambiente virtual de aprendizagem, com início no dia 22 de março e previsão de término no dia 5 de julho de 2021.

Serão ofertadas nove salas de aprendizagem com temas como a mentoria e as bases técnicas de apoio ao mentor; os saberes dos diretores e a cultura colaborativa; e a avaliação de aprendizagem institucional e de larga escala.

Nesse primeiro momento, foram selecionadas dez secretarias estaduais de educação: Rondônia, Pará, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Elas foram escolhidas para participarem como piloto do Projeto. e foram selecionadas, de acordo com a representatividade das regiões brasileiras, bem como, a média da série histórica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para a 3ª série do Ensino Médio, da rede pública estadual.

Assim, diretores escolares poderão encontrar soluções para os desafios de forma mais colaborativa, com potencial em avanços pedagógicos e, consequentemente, conseguir reduzir possíveis problemas nas instituições em que atuam. Esse processo não consiste em uma metodologia de “ensino” de diretores e sim em instaurar uma cultura colaborativa e participativa nas escolas. Por isso, conceituar saberes e práticas são importantes para essas trocas.

Segundo o diretor de Formação Docente e Valorização de Profissionais da Educação, da SEB, Renato de Oliveira Brito, o projeto foi criado a partir de evidências científicas e experiências internacionais, que demonstraram que a formação de diretores por meio de mentoria, pode contribuir significativamente para potencializar e organizar o aprendizado entre diretores escolares. “Uma vez elaborada e testada, essa metodologia será disponibilizada para as demais secretarias estaduais e, também, para as secretarias municipais de educação”, explicou.

De acordo com Renato Brito, a metodologia de mentoria possui a finalidade de contribuir para o aprimoramento da gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas da Educação Básica, por meio da formação continuada de diretores escolares para serem mentores. “Ou seja, o diretor escolar experiente, apoiará outro diretor escolar menos experiente ou em processo de formação, com o objetivo de melhorar a gestão escolar e consequentemente os resultados educacionais”, acrescentou o diretor da SEB.

Foto: Acervo pessoal

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