Take a fresh look at your lifestyle.

Projeto na CMM cria a comenda ‘Senador Evandro Carreira’

-publicidade-

O vereador Everaldo Farias (PV) protocolou na manhã desta segunda-feira (29), na Câmara Municipal de Manaus (CMM), o Projeto de Resolução n° 001/2016, que incluiu no Regimento Interno da Casa um inciso criando a comenda ‘Senador Evandro das Neves Carreira’, que faleceu em dezembro do ano passado.

A proposta pretende criar a comenda para homenagear atos e ações de relevância em beneficio da sustentabilidade. “O senador Evandro foi pioneiro em defender o comércio sustentável dos produtos da nossa região. Na década de 1970, ele já lutava para que o governo desenvolvesse ações de potencialidades da terra, do que é nativo, do que é nosso. Nossa proposta tem um grande alcance social e espero contar com a ajuda dos meus pares para a aprovação”, afirmou o parlamentar.

Histórico

Filho de Tocandira Balbi Carreira e Inácia das Neves Carreira, Evandro Carreira era advogado graduado em 1958 pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), foi suplente de deputado estadual em 1958 pelo PST e em 1962 pelo PL e mesmo derrotado foi eleito vereador nos anos de 1959 e 1963. Com o bipartidarismo imposto pelo Regime Militar de 1964 foi para a ARENA e obteve novas suplências ao se candidatar a deputado estadual em 1966 e a vereador em 1968.

Após um litígio com seu partido trocou de legenda e pelo MDB foi de novo suplente de deputado estadual em 1970, mas em 1974 beneficiou-se da onda oposicionista e foi eleito senador pelo Amazonas ao derrotar o candidato Flávio Brito (ARENA).

Com o pluripartidarismo restaurado no governo João Figueiredo ingressou no PMDB, mas ao se indispor com a legenda foi para o PT e disputou a reeleição numa sublegenda em 1982, sem sucesso. Também foi derrotado ao buscar um mandato de deputado federal pelo PSB em 1986 e ao tentar, por duas vezes, um novo mandato de senador, pelo PV em 1998 e pelo PSOL em 2010.

Carreira ficou conhecido no cenário político como um homem a frente de seu tempo por discutir a Amazônia em âmbito nacional e combater o Regime Militar enquanto senador pelo Amazonas, em 1974.

-publicidade-