Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

Projeto ‘Quem é você na fila do pão?’ reúne entrevistas com talentos da cultura amazonense

Um talk show conduzido pela personagem “Filó, a Básica”, interpretada pelo ator, diretor e produtor cultural Paulo Queiroz, vai apresentar ao público 11 artistas da cena cultural amazonense em entrevistas on-line nas redes sociais. Esse é o projeto “Quem é você na fila do pão? – Edição Norte-Sul/Leste-Oeste”, desenvolvido por Paulo Queiroz, com produção da atriz e diretora Narda Telles. O projeto conta com o apoio do governo federal e da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

“Trata-se de uma série de 11 entrevistas teatralizadas, de 20 minutos cada, que foram concebidas para as plataformas digitais e redes sociais. Essa série terá como entrevistados os fazedores de cultura da cidade de Manaus, que, embora já desenvolvam um trabalho de qualidade e de grande relevância nas suas respectivas áreas, ainda não tiveram uma oportunidade de mostrar ao grande público o seu trabalho e de contar a sua história de vida e artística”, conta Queiroz.

O artista explica que batizou o projeto com essa expressão popular porque decidiu “brincar” com essa expressão utilizada pelas pessoas que querem ironizar outras, dando um novo sentido à frase, em seu projeto. “A minha ideia é mostrar que, embora esses artistas ainda não tenham o devido reconhecimento, eles contribuem de maneira ímpar para a cultura que é produzida na cidade, e por isso eles vão dizer quem são na fila do pão, ou seja, qual a importância que eles têm no fazer artístico e cultural de Manaus”, ressalta.

Entrevistas

Queiroz selecionou os entrevistados com base em critérios como: ser artista, desenvolver atividades culturais relevantes, não ter ainda visibilidade na mídia para si ou para a atividade que desenvolve e ser oriundo de bairros populosos das zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, de áreas não privilegiadas, e, prioritariamente, pessoas negras, mulheres, indígenas e pessoas LGBTQI+. Os artistas selecionados correspondem aos segmentos artísticos de artes visuais, audiovisual, cultura infância, dança, espaços culturais, hip-hop, literatura, manifestações culturais, música, teatro e circo.

Os entrevistados do projeto são apadrinhados por artistas mais experientes e conhecidos do público, conforme explica o coordenador. “Com o intuito de dimensionar o trabalho desses artistas, os entrevistados serão apadrinhados por grandes nomes da cena cultural de Manaus, que os apresentarão aos que assistirem à série e explicarão os motivos de suas respectivas escolhas”, informa.

Os selecionados são a bailarina e coreógrafa Mara Pacheco, coordenadora do Espaço Cultural Uatê, apadrinhada pelo coreógrafo e produtor cultural Jorge Kennedy; a cantora Wendy Lady Oha, que tem como madrinha a atriz Francy Junior; a atriz Gabriela Barbosa, afilhada de Narda Telles; a artista de rua Teffy Rojas, afilhada da produtora cultural e palhaça Ana Oliveira; a cronista e poetisa Rayane Lacerda, afilhada da escritora Márcia Antonelli; a B-Girl Vivi, afilhada do B-Boy Mayking; a bailarina, performer e professora Priscilla Espíndola, afilhada da diretora artística, coreógrafa e bailarina Carmem Arce; a professora e presidente da Quadrilha Tradicional Mirim Brotinhos do Amanhã, Idemar Vale, apadrinhada pelo pedagogo, arte-educador e contador de histórias Ricardo Lopes; o professor indígena, ativista e fundador-presidente da Associação Indígena Karapãna (Assika), Joilson Paulino, ou Kay Vau Massame, afilhado do antropólogo João Paulo Lima Barreto Tukano; o precursor do Escangalho Cultural, Jonavegante, afilhado da cantora e compositora Lucinha Cabral; e o ator Remy Sampaio, apadrinhado pelo ator Adanilo Reis.

As entrevistas serão disponibilizadas on-line nas plataformas digitais nos próximos dias, ao longo do mês de dezembro. Os links serão divulgados pela coordenação do projeto.

Paulo Queiroz

O ator e diretor Paulo Queiroz é licenciado e bacharel em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), com pós-graduação em Gestão e Produção Cultural. Foi diretor artístico da Associação Amazônia Arte-Mythos, dramaturgo, compositor e pesquisador nas áreas da arte-educação e preparação de ator.

Ele também atuou como membro do Colegiado de Teatro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e conselheiro municipal de Cultura na cadeira de Teatro e Circo. Queiroz participou de campanhas publicitárias, trabalhos em televisão, teatro, dança, programas de rádio e diversos eventos na área cultural. Ao longo da sua carreira, ele recebeu vários prêmios pelos trabalhos realizados.

Texto – Manauscult / Com informações de assessoria

Foto – Divulgação / Projeto “Quem é você na fila do pão?”

-publicidade-