Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Projeto Reeducar, realizado pelo TJAM e DPE, reduz reincidência na criminalidade

Desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM) em parceria com a Defensoria Pública do Estado (DPE), o projeto Reeducar reduziu a quase 1% o índice de reincidência em crimes cometidos por detentos em liberdade provisória alcançados pela ação, nos últimos cinco anos. O balanço foi apresentado nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, pela coordenadora do Reeducar pelo TJAM, Eulinete Tribuzy.
A solenidade de abertura das atividades do projeto deste ano ocorreu no Fórum Henoch Reis, bairro Aleixo, zona centro-sul. O Reeducar é uma parceria da DPE e o TJAM para ressocialização de detentos em liberdade provisória através da oferta de palestras e cursos profissionalizantes e de maior acesso a programas assistenciais do poder público.

De acordo com Tribuzy, de 2009 até 2014, 6 mil pessoas foram atendidas pelo projeto. “Nesse período foram atendidas 6 mil pessoas, das quais apenas 61 voltaram a se envolver com o crime. Temos uma estatística considerável mostrando que o trabalho tem um resultado positivo’, disse.

Para o coordenador do projeto pela DPE, Miguel Tinoco Alencar, o Reeducar significa inclusão social. “Aqui nós mostramos a eles a importância dos compromissos assumidos para obter a liberdade. As Secretarias Estaduais do Trabalho, de Justiça, de Segurança e o Sine colaboram para que os participantes possam ter o direito ao emprego e, a partir daí, reconstruir suas vidas”, afirmou.

Recomeço – Uma possibilidade de recomeço. É assim que o técnico de refrigeração Mauro Sérgio, 29 anos, se refere ao Reeducar. Depois de passar pelo sistema carcerário, ele conheceu o projeto que o ajudou a mudar de vida. “Não foi fácil, mas consegui mudar. Assim como eu quis outras pessoas podem. Eu não olho mais para o passado e sim para o futuro. O projeto me ajudou”, afirmou.

Só em 2014, o Reeducar realizou 2.162 atendimentos, incluindo orientações, palestras e cursos profissionalizantes, que contribuem para formação pessoal e reintegração das pessoas no mercado de trabalho e à sociedade.

-publicidade-