26.3 C
Manaus
terça-feira, abril 16, 2024

Projeto social arrecada doações para famílias atingidas pela cheia em Manaus

Muito mais do que uma atração turística ou um momento histórico para celebrar, a cheia recorde do Rio Negro este ano, afetou diretamente a vida de mais de 24 mil famílias apenas em Manaus, que precisam de apoio e assistência para se alimentar e reconstruir suas vidas e suas casas, diante dos estragados provocados pela subida das águas em plena pandemia da Covid-19.

Diante deste cenário, um grupo de amigos advogados resolveu unir esforços e com recursos próprios, lançaram a campanha “Causa Solidária”, destinada a recolher donativos, principalmente alimentos, a serem entregues nas comunidades mais afetadas da cidade e dos municípios próximos da capital. A primeira ação foi realizada no domingo (13), quando 100 cestas básicas foram repassadas para moradores dos bairros de Educandos e São Jorge.

“Não é porque o nível do rio está estabilizado que as necessidades acabaram. Pelo contrário, vai demorar alguns meses até a situação voltar ao normal e este é o momento de reconstrução e a sociedade precisa estar presente e prestar todo o apoio possível porque são milhares de família sem renda, que vão ter que refazer suas casas, suas vidas e precisam de alimentos”, explicou Peixoto Neto, um dos idealizadores e coordenadores do projeto.

Para reunir mais voluntários e também distribuir mais donativos, o grupo lançou nas redes sociais o perfil “Causa Solidária – AM”, aberto a todos os interessados em ajudar e no qual serão divulgadas as ações do grupo.

“Nossa proposta é colocar a solidariedade à frente das palavras. Não temos vínculo partidário e ligação com nenhuma entidade. O que queremos é poder alcançar o maior número de pessoas neste momento em que dois dos maiores problemas do nosso século, a Covid-19 e a cheia recorde, atingiram com tanta intensidade nossa cidade e o estado”, acrescentou Ricardo Hubner, também idealizador do projeto.

Fome e Covid

Dividindo o único cômodo da casa que ainda não foi atingido pelas águas com outras cinco pessoas, a aposentada Francisca Naís Barbosa foi uma das primeiras a receber os donativos do grupo na rua Universal, no bairro de Educandos, na zona Sul de Manaus.

“Essa ajuda chegou no momento em que mais precisamos. Aqui tem muita gente desempregada, que está doente e passando fome. Toda ajuda é bem-vinda e importante para dar esperança e saber que não fomos esquecidos”, explicou Francisca.

O líder comunitário no bairro São Jorge, Marivaldo de Andrade também destacou a importância dos donativos para a comunidade.

“As pessoas acham que a cheia acabou porque a água parou de subir e saiu do noticiário, mas não é verdade. Além da água, tem os animais perigosos, as doenças e o coronavírus. Toda assistência é importante e indispensável”, afirmou Andrade, ao acrescentar que no São Jorge, 540 famílias estão com suas casas debaixo da água.

Os coordenadores do projeto “Causa Solidária” já iniciaram a arrecadação de novos alimentos e donativos a serem entregues nos próximos dias para as famílias afetadas pela cheia em Manaus. Para participar, acesse as redes sociais e saiba como ajudar.

spot_img