Take a fresh look at your lifestyle.

Projeto solidário leva estudantes da rede pública estadual a arrecadarem brinquedos para crianças carentes

-publicidade-

Foto: Eduardo Cavalcante/Asscom SEDUC

Em uma ação de solidariedade, estudantes da Escola Estadual Antônio Nunes Jimenez, localizada no Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manaus, arrecadaram mais de 600 brinquedos, que serão distribuídos, nesta terça-feira, 11 de outubro, a 1,2 mil crianças carentes de escolas localizadas nos municípios do Careiro da Várzea e de Autazes. A ação faz parte do projeto “Semeando Sorrisos”, que vem sendo executado pela escola desde 2012.

De acordo com a professora de Língua Portuguesa da escola e idealizadora da atividade, Waldeneide Ramiro, o projeto surgiu da ideia de doar brinquedos para crianças carentes cujos pais não tinham condições financeiras para adquirir os itens.

“Com esse objetivo inicial de doar brinquedos a crianças carentes, começamos um trabalho de confecção de brinquedos utilizando materiais recicláveis. A ideia era transformar materiais que possivelmente iriam para o lixo em diversão e alegria para as crianças, além de despertar em nossos alunos a importância da solidariedade e amor ao próximo”, informou a professora Waldeneide.

Mobilização solidária

Para a arrecadação dos brinquedos, os estudantes da escola Antônio Jimenez, divididos em equipes promoveram a arrecadação de brinquedos junto à comunidade em que moram, além de organizarem eventos para angariar fundos para que a escola pudesse também comprar brinquedos novos.

Na ação que acontece no dia 11 de outubro, data que antecede o Dia das Crianças, 60 estudantes da escola estadual Antônio Nunes Jimenez foram escolhidos para acompanhar os professores aos municípios de Autazes e Careiro da Várzea e participar da doação. Os estudantes foram escolhidos pelo empenho e dedicação no trabalho de arrecadação dos brinquedos.

Para a estudante do 1º ano do ensino médio, Beatriz Maklouf Ferreira, 15, uma das alunas escolhidas para a doação dos brinquedos, o projeto desperta nos alunos a importância de ajudar o próximo. “Esse projeto é maravilhoso, pois para nós, que ajudamos na arrecadação desses brinquedos, ver a alegria dessas crianças ao receberem os brinquedos é muito gratificante. Para mim, que participo do projeto há três anos, é muito bonito ver a participação das comunidades. É um trabalho em equipe feito na escola e que mobiliza todos aqueles que sentem a necessidade de ajudar quem mais precisa”, afirmou a estudante.

Ainda de acordo com a coordenadora do projeto, além dos estudantes matriculados na escola, o projeto Semeando Sorrisos conta ainda com o apoio de ex-alunos da escola, que abraçaram a causa que a escola defende. “Esse projeto tem sido muito positivo na nossa escola e a cada ano ele cresce mais, contando, inclusive, com a participação de ex-alunos. Juntos, temos conseguido realizar uma bela e importante ação solidária”, ressaltou a professora.

Escolas beneficiadas

Serão beneficiadas pelo projeto “Semeando Sorrisos”, crianças carentes das escolas municipais Balbina Mestrinho; Maria de Lourdes; e da escola estadual Tancredo Neves, localizadas no município do Careiro da Várzea; além das escolas municipais Mercedes Trindade; Aureliana Alves de Lima e da comunidade de Açupuranga, na estrada de Autazes.

-publicidade-