Amazonas Notícias

Projeto ‘Suframa nas Universidades’ começa a ser executado em defesa da Zona Franca de Manaus

Data: 15/06/2023

Texto: Isaac Júnior

Fotos: Isaac Júnior e Layanne Raquel/Suframa

A Suframa começou a executar, nesta quinta-feira (15) à noite, o projeto “Suframa nas Universidades”. O objetivo é disseminar informações sobre a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM) e, principalmente, reforçar a defesa de uma ideia que deu certo (há mais de 50 anos) em ano de reforma tributária e que é exemplo de desenvolvimento socioeconômico e ambiental para a região e o país.

A primeira atividade foi aberta pelo superintendente da Autarquia, Bosco Saraiva, e reuniu aproximadamente 200 acadêmicos, no Centro Universitário Luterano de Manaus (CEULM/ULBRA).                                                  

A exemplo do que já ocorre com o programa “Suframa nas Escolas”, a meta é fazer com que o novo projeto alcance o maior número de instituições possível e seja expandindo tanto ao interior do Amazonas quanto aos estados de abrangência da instituição, formados também por Acre, Rondônia, Roraima e Amapá.

O Suframa nas Universidades se enquadra na área estratégica de Desenvolvimento Organizacional, prevista no Plano Estratégico da Suframa (Resolução CAS nº 043/2010), com aprimoramento da sistemática de comunicação interna e externa, inclusive, da promoção institucional.

Na primeira palestra, intitulada “Incentivos para o Desenvolvimento da Amazônia”, Bosco Saraiva repassou informações importantes sobre a história da Suframa e da ZFM e a importância de ambas nos aspectos econômico, social, ambiental e tecnológico, cujos resultados positivos – gerados por meio dos incentivos fiscais e extrafiscais oferecidos – nas áreas industrial, comercial e Agropecuário – geram renda e riqueza para a região e o país. “Nós precisamos continuar investindo na formação intelectual da região, pois a Zona Franca é tudo o que temos. Não é de hoje que o estrangeiro está de olho aqui, pois, além de 110 mil empregos diretos e cerca de 400 mil indiretos, temos a farmácia do planeta com a nossa bioeconomia. Precisamos difundir isso e defender um projeto vitorioso, que é de todos nós”, destacou Bosco Saraiva.

A segunda parte da palestra foi ministrada pelo coordenador-geral de Desenvolvimento Regional da Suframa, Igor Bahia Costa, que ressaltou a expansão dos referidos incentivos para os demais estados de abrangência, e ressaltou as áreas de livre comércio, como incremento das relações bilaterais entre Brasil e os países vizinhos.                                                              

Igor também falou da necessidade de se expandir o setor de exportação, manter a competitividade perante a reforma tributária, com a união de forças que vai desde os políticos da bancada até o engajamento dos futuros formandos.

Vídeo

A ação foi finalizada com um vídeo institucional e contou, ainda, com a participação do reitor da Ulbra, Evandro Brandão Barbosa, e do capelão Jaques Schlosser.

TCC

Atenta à palestra ministrada em dose dupla, a acadêmica do nono período de Direito Emily Vitória informou que o conteúdo apresentado, não só aumentou os conhecimentos dela sobre a temática, como também irá ajudá-la no trabalho de conclusão de curso. “Ótima palestra. Tivemos aqui um conteúdo de fácil compreensão e que é o tema do meu TCC: O impacto da Reforma Tributária”, revelou.

Outro que se mostrou satisfeito com o que viu e ouviu foi o estudante Rodrigo Araújo, do quarto período de Direito. O conhecimento de causa apresentado pelo superintendente Bosco Saraiva foi o que mais chamou a atenção dele, durante a explanação. “Estou surpreso pelo conhecimento técnico passado pelo superintendente e com a espontaneidade como ele apresentou o projeto da Zona Franca. Que a Suframa consiga galgar todos os desafios com essa nova visão apresentada até aqui”, frisou o acadêmico.

Relacioandos