Projetos inovadores de bioeconomia amazônica podem receber incentivo internacional

Data: 28/06/2021

Como forma de estimular o desenvolvimento de projetos inovadores de cunho sustentável com foco na região amazônica, foi lançado o “Trillion Trees: Desafio da Bioeconomia Amazônica”, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial – com parceria da plataforma de financiamento coletivo “UpLink” – em apoio ao programa Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. O objetivo do desafio é, de forma geral, restaurar a biodiversidade e as funções do ecossistema florestal da Amazônia, com reflexos socioeconômicos positivos para a sociedade local.

Para tanto, a proposta do desafio é potencializar ações que envolvam a bioeconomia, que no contexto da iniciativa é definida como a abordagem do uso sustentável das florestas e dos recursos biológicos de base hídrica que apoiam a restauração, preservação e conservação das florestas. Especialmente na Amazônia, área que abriga 10% da biodiversidade mundial conhecida atualmente e corresponde a 20% da cobertura florestal remanescente do planeta, conforme dados disponibilizados pela organização do evento.

Foram definidas duas áreas de interesse para o desafio, sendo a primeira voltada a produtos e serviços da bioeconomia da Amazônia e a segunda dedicada a tratar de soluções que possibilitem uma bioeconomia inclusiva na região. Os projetos que estejam de acordo com a proposta do desafio e que forem selecionados pela equipe organizadora serão convidados para um programa acelerador de quatro meses, que incluirá benefícios como acesso a financiadores, programas de subsídios e investimentos até inserção em eventos e projetos do Fórum Econômico Mundial. Consultorias especializadas e maior visibilidade, com exposição em diversos meio de comunicação do Fórum, também ficarão disponíveis aos projetos inscritos e selecionados.

O gestor do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Fábio Calderaro, destacou a relevância dada ao tema bioeconomia em debates a nível mundial. “Temos visto diversas iniciativas voltadas à bioeconomia, em especial a amazônica, em fóruns de destaque global. Em julho teremos uma rodada internacional de negócios dedicada ao segmento e esta proposta do Fórum Econômico Mundial mais uma vez ressalta a importância deste segmento que pode contribuir sobremaneira com a sociedade de toda a Amazônia, o que com certeza deve gerar frutos positivos para todo o planeta. Quem atua com bioeconomia sabe o quão importante é esta atividade e vemos a cada iniciativa como esta anunciada que, caminhando juntos, temos tudo a contribuir com ações de sustentabilidade tão necessárias a todos”, afirmou.

Inscrições e informações

Os interessados em participar do “Desafio da Bioeconomia Amazônica” podem acessar o site da Uplink (https://bit.ly/3vWmFAc), ter acesso a todas as informações e se inscrever por meio do link “Submit your solution”. Mesmo em inglês, o portal aceita projetos em português. As inscrições estarão abertas até o dia 16 de julho de 2021. O cronograma de revisão e seleção dos projetos inicia na segunda quinzena de julho e a previsão é de que em setembro os selecionados sejam anunciados.

Foto: Divulgação