Amazonas Notícias
Amazonas Notícias

Os vereadores aprovaram, hoje, o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Manaus (CMM) para a criação da “Semana Municipal de Conscientização e Apoio aos Portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson”, período em que serão realizadas exames preventivos das doenças nos servidores de órgãos municipais e junto à população. A proposta é de autoria do vereador Professor Samuel (PPS), presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Casa.

Pelo projeto de lei, o evento será celebrado, anualmente, na terceira semana de setembro, com atividades de orientação e atendimentos. Segundo o Professor Samuel, a ideia é esclarecer sobre os mecanismos de prevenção e tratamento das doenças. “Além de disponibilizar exames, queremos informar a população quanto à importância de apoio aos portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson, bem como suas problemáticas”, disse o vereador.

De acordo com o parlamentar, a semana municipal de conscientização irá realizar atividades como: exames preventivos; integração das pessoas portadoras das doenças em todos os níveis sociais; esclarecimentos à comunidade em geral quanto às causas das respectivas doenças; orientações sobre os sintomas e necessidades de apoio familiar e comunitário aos portadores; realização de seminários, encontros e atividades afins, com vista à troca de experiências e informações entre familiares.

A doença de Alzheimer provoca mudanças nas áreas cerebrais que controlam a memória e o raciocínio, razão pela qual, o paciente da doença tem dificuldade para viver uma vida normal. Já o Parkinson é uma doença progressiva do sistema neurológico que afeta principalmente o cérebro. Este é um dos principais e mais comuns distúrbios nervosos da terceira idade e é caracterizado, principalmente, por prejudicar a coordenação motora e provocar tremores e dificuldades para caminhar e se movimentar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here