24.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prosamim e Implurb realizam visitas técnicas em Parques Urbanos do programa

Representantes da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão do Governo do Estado responsável pela gestão das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), e representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), realizaram uma vistoria técnica, nesta segunda-feira (03/08), nos parques do Linear Beira Rio e Parque Triângulo do São Raimundo, localizados respectivamente na alameda São Benedito e na avenida Brasil.

As visitas fazem parte do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre a UGPE e o Poder Municipal, que tem o objetivo de promover o fortalecimento da capacidade operacional dos órgãos municipais com competências para recepcionar as obras construídas pelo Prosamim, além de inspecionar as requalificações que foram executadas nos espaços urbanos para ter sua gestão transferida do Estado para a Prefeitura de Manaus.

Segundo o arquiteto e urbanista do Implurb, Leonardo Normando, por meio da parceria integrada entre o Governo e o Município, é possível devolver os espaços revitalizados e aptos para a população. “É necessária a gestão desses espaços públicos para que eles tenham de fato bom uso e não que fiquem depois abandonados, em situação de vulnerabilidade social, estragando e deixando de ser frequentado por quem deve ser frequentado, que são as famílias”, explica o arquiteto.

De acordo com o subcoordenador do Jurídico e de Relacionamento Institucional da UGPE, advogado Francisco Souza, as vistorias são importantes para fazer reajustes para que os repasses dos espaços ocorra de maneira planejada, e também para fortalecer a parceria entre o Estado e a Prefeitura de Manaus.

“Essa é mais uma visita realizada de um total de 21 espaços públicos que nós vamos repassar para o município de Manaus, dos quais seis já estão sob a administração do município; restam, agora, 15 espaços serem repassados”, salienta o subcoordenador jurídico da UGPE.

Repasses – Os parques e praças que já foram repassados para o município são: Parque Elza Simões de Oliveira; Galeria Afluente Mestre Chico II; Parque Linear das Cacimbas I e II; sete praças da Ligação Viária Presidente Dutra; Igarapé do Sesc e Parque Bittencourt 1ª Etapa.

Os parques e praças que estão passando por revitalizações e terão sua gestão feita pelo Município são: Parque Paulo Jacob; Parque Manaus 2ª Etapa; Parque Largo Mestre Chico; Parque Beira Rio; Parque Igarapé da Freira; Parque Kako Caminha; quatro praças em áreas remanescentes do Parque Rio Negro; Mirante Leonardo Malcher; Parque Igarapé Belchior; Parque Dois Amigos: Oscarino e Peteleco; Parques Lineares e Melhorias do Igarapé Quarenta.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img