27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Prosamim realiza o encontro ‘Amigos do Igarapé’ com órgãos estaduais e municipais

Encontro oportuniza alinhamento de informações sobre as áreas de intervenção que envolvem ações de órgãos e empresas, direta ou indiretamente

Órgãos dos poderes estadual e municipal e empresas participaram, na manhã desta quinta-feira (16/07), de um encontro promovido pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) na sede da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), localizada na rua Jonathas Pedrosa, zona sul de Manaus. A iniciativa teve como objetivo o alinhamento de informações sobre as áreas de intervenção do programa que envolvem, direta ou indiretamente, ações de órgãos e empresas.

O Prosamim vem atuando na finalização das obras do Prosamim III, que é a terceira fase do programa, e está finalizando um sistema de esgotamento sanitário, do qual está em execução uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), e ainda vem executando intervenções nos igarapés do 40 e do Mestre Chico, nos quais serão removidos mais de mil imóveis de áreas de risco.

“O Prosamim busca manter essa interação com os órgãos desde os momentos iniciais das intervenções, informando sobre as fases da obra, os impactos sobre a população que podemos minimizar através de uma ação ou serviço de um dos parceiros, assim como agradecer todo apoio dado e ressaltar a importância do apoio de cada um em nossas intervenções”, afirmou a subcoordenadora social do Prosamim, Viviane Dutra.

De acordo com a assistente social do Prosamim, Lylian Barroso, as intervenções do programa envolvem e são dependentes diretamente do trabalho de uma série de órgãos e empresas, daí a necessidade do alinhamento de informações. “Por exemplo, não há como fazermos o reassentamento sem o apoio da Defesa Civil, e não conseguimos iniciar as obras nas áreas de intervenção sem a Manaus Energia fazer a remoção ou remanejamento de postes”, afirmou.

Segundo Lylian, o Prosamim conta com o apoio de órgãos e empresas parceiras no intuito de buscar celeridade no atendimento às demandas do programa, evitando o processo burocrático, como envio de ofícios ou solicitações, para posteriormente marcarem uma data e executar o que foi solicitado. “É por isso que nós os chamamos de ‘Amigos do Igarapé’, pois a atuação do programa envolve justamente áreas de risco de leitos de igarapé”.

Estiveram presentes no encontro o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu), Conselho Tutelar, Defesa Civil, Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semaac), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), Polícia Militar, Manaus Energia, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Águas de Manaus e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

spot_img