As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Quadrilha é presa com mais de 80 kg de drogas

imageInvestigadores do Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) prenderam na tarde desta sexta-feira, 6, por volta das 15h, no bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da capital, cinco pessoas envolvidas com o narcotráfico na cidade de Manaus. A ação contou com o apoio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) e resultou na maior apreensão de maconha no ano de 2015. Os trabalhos foram coordenados pelo diretor do departamento, delegado Samir Freire, e o secretário executivo-adjunto, Pedro Florêncio.

Jânia Carvalho Simplício, 43, e Leila Maria Praia da Costa e Silva, 47, foram presas em via pública, dentro de um veículo, modelo EcoSport, de cor vermelha e placas OAB 6721. No interior do automóvel, os policiais encontraram cinco tabletes de substância com aparência da maconha, do tipo “skunk”. Ao serem questionadas, as mulheres confessaram que eram donas da droga e indicaram uma residência, onde mais entorpecentes estavam escondidos.

Diante das informações, os servidores foram até a Rua Araça da Praia, localizada no mesmo bairro. No local, os policiais prenderam a dona da residência, Rose Meire Pereira França Saraiva, 44, o filho dela, Marcelo Pereira França Saraiva, 26, e a sobrinha Thaiany Braga de Araújo, 20.

Dentro da casa foram apreendidos 117 tabletes de substância com características de “skunk” e oxi. Os materiais ilícitos estavam escondidos dentro dos cômodos do local e no interior de um veículo modelo Fox, de cor vermelha e placa JWV 7751. Ao total foram apreendidos 122 tabletes de entorpecentes, finalizando aproximadamente 70 quilos da droga.

“Recebemos informações, via telefone, de que Jânia teria recebido uma grande quantidade de droga. Durante a ação, conseguimos apreender todo este material, que seria distribuído nos bairros da cidade”, informou o delegado adjunto do Denarc, Leonardo Marinho.

Segundo os coordenadores da ação, Jânia já é conhecida da polícia. Ela foi presa durante a operação “Tentáculo”, deflagrada em novembro de 2011. Na ocasião, outras 47 pessoas também foram presas por tráfico de drogas.

O delegado informou ainda que as investigações irão continuar. “Estamos trabalhando com força total para combater e acabar com o narcotráfico no Amazonas. Para isto, contamos com a colaboração da população por meio de denúncias”, ressaltou Marinho.

O quinteto foi autuado por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas (Artigos 33 e 35, respectivamente da Lei nº11. 343/06). Após a realização dos procedimentos legais, Jânia, Leila, Rose e Thaiany serão encaminhadas ao Centro de Detenção Provisório Feminino (CDPF) e Marcelo irá para a Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, onde todos deverão ficar à disposição da Justiça.

Denúncias podem ser feitas aos números do Denarc: (92) 3214-3702 e 99222-7291. A Polícia Civil do Amazonas assegura o sigilo da identidade dos informantes.

NOVAS APREENSÕES LIGADAS À QUADRILHA

No início da noite desta sexta-feira, 6, investigadores da equipe “Massaranduba”, do 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), com o apoio dos policiais da equipe “Saquir”, do 15º DIP, sob coordenação da titular do 18º DIP, Rita de Cássia Tenório, prenderam Jamilson Martiniano Portela, 32, na Rua Sateré-Mawé, situada no bairro colônia Terra Nova, zona Norte de Manaus. Com ele foram apreendidos, aproximadamente, 15 quilos de substância com aparência de “skunk” e cocaína, além de material para refino e embalo das drogas.

Em depoimento, o rapaz revelou que estava guardando a droga para Jânia. Segundo Jamilson, hoje, por volta das 10h, a mulher ligou para ele e marcou um encontro no bairro Colônia Terra Nova, para entregar a droga. O transporte do entorpecente foi feito em uma motocicleta Honda, de cor amarela e placa OAD 3754. Diante disto, os investigadores confirmaram o que havia sido apurado durante as investigações.

Ele responderá por tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. Segundo Rita de Cássia, Jânia será também será autuada pelo crime no 18º DIP.