Amazonas Notícias

Quase 2 mil pacientes regulados recebem atendimentos por especialidades do Governo do Amazonas

Intensificação faz parte do plano do governo de 100 dias, com intuito de alcançar todas as zonas de Manaus nas próximas semanas

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), iniciou, neste sábado (11/02), os atendimentos por especialidades na Policlínica Codajás e Gilberto Mestrinho, ambas na zona centro-sul de Manaus. O objetivo é atender com mais rapidez os pacientes regulados que compõem a fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (Sisreg).

A intensificação faz parte do plano do governo de 100 dias, e tem o intuito de alcançar todas as zonas de Manaus nas próximas semanas.

O secretário de Estado de Saúde, Anoar Samad, acompanhou os atendimentos e explicou que, com a pandemia, muitas consultas tiveram que ser canceladas, mas agora, os atendimentos intensificados vão oferecer assistência à população.

“Nós iniciamos este primeiro mutirão de consultas e exames complementares e, com isso, vamos conseguir zerar algumas filas. Além disso, vamos conseguir reduzir o tempo de espera e, também, vai melhorar mais ainda o atendimento da população”, pontuou o secretário.

Atendimentos

Na Policlínica Codajás, foram ofertadas as especialidades médicas de endocrinologia, reumatologia, oftalmologia, ortopedia, psiquiatria, dermatologia, ginecologia, otorrinolaringologia e cardiologia; além dos exames de mamografia, eletrocardiograma, ultrassonografia de abdome total, bem como a testagem rápida para sífilis, HIV e hepatites B e C e aplicação de vacinas.

A dona de casa Lília Nascimento, de 58 anos, ressalta que graças à intensificação, pôde ser consultada com mais rapidez. “Está ótimo esse atendimento. Estava precisando muito, só tenho a agradecer por essa ação”, disse Lília, após ser consultada na Policlínica Codajás.

A expectativa é de que na Policlínica Codajás sejam atendidos 512 pacientes, pelas especialidades médicas, e mais de 120 atendimentos com exames, além da disponibilidade de 500 doses de vacinas para o público em geral, o que possibilitará aproximadamente 1.130 pessoas assistidas na unidade.

O marítimo Afonso Rodrigues, 55, também esteve na Policlínica Codajás, passando pela consulta com otorrino. “Eu estou muito agradecido pelo trabalho e desempenho das pessoas que trabalham na Policlínica. Surgiu um problema no meu ouvido, eu marquei aqui na unidade e já fui atendido, foi muito rápido”, contou.

E na Policlínica Gilberto mestrinho foram oferecidas as consultas de cirurgia geral, cardiologia, ortopedia, neurologia e dermatologia para pacientes regulados, e os exames de ultrassonografia, eletroencefalograma, eletrocardiograma e raio-X, totalizando 420 procedimentos, além de serem disponibilizadas 300 doses de vacinas.

FOTO: Alex Pazuello/Secom

Relacioandos