Na tarde deste sábado (09), por volta de 14h15, o Portal Amazonas Notícias recebeu uma denúncia, via e-mail, dando conta que os constantes picos de energia no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, Avenida Autaz Mirim, Jorge Teixeira, zona leste de Manaus, estavam parando equipamentos, por falta de carga na unidade de saúde.

A mensagem dizia ainda que o gerador do local estava desligado e os familiares não sabiam o que fazer.

Leia a mensagem na íntegra:

“Meu telefone toca agorinha mesmo e uma amiga que mora na ZL me diz que pode(sic) acontecer várias mortes no Pronto Socorro Platão Araújo, que desde ontem a noite sofre com quedas de energia e que desde as 8h de hoje (06) esta sem energia.
Atenção: Gerador desligado, baterias dos equipamentos, descarregados. Tá tudo no escuro
Os familiares não sabem mais a quem recorrer.
Vamos ajudar pessoal!”

A reportagem do Portal Amazonas Notícias entrou em contado com a Secretaria de Saúde do Estado do Amazonas (Susam) e órgão disse que, tão logo tomou conhecimento do caso, adotou as medidas necessárias para contornar o problema. A Susam disse ainda na nota que o problema foi causado por conta do rompimento de um cabo elétrico que conduz energia da rua para dentro da unidade de saúde.

Leia a nota da Susam

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que, tão logo tomou conhecimento sobre a falta de energia no Hospital e Pronto Socorro Platão Araújo, adotou as providências para garantir que o atendimento aos pacientes não fosse comprometido. A situação se mantém sob controle, inclusive com a possibilidade de remoção de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para outras unidades da rede estadual de saúde, se necessário.

O gerador da unidade está funcionando e a secretaria está providenciando geradores portáteis para a UTI, caso haja necessidade, e também já fez contato com a Manaus Energia, que garantiu o restabelecimento da energia para a unidade em, no máximo, uma hora.

O problema foi causado por conta do rompimento de um cabo elétrico que conduz energia da rua para dentro da unidade.

Um engenheiro elétrico da Susam está no hospital acompanhando a situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here