24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

RDS do Uatumã tem programação especial em comemoração aos 15 anos da unidade de conservação

Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã receberam um dia especial em comemoração aos 15 da criação da reserva. A programação, que ocorreu na comunidade Bom Jesus, localizada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus), contou com mais de 200 pessoas, entre elas representantes municipais e comunitários da Unidade de Conservação (UC) e entorno.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Amazonas (Sema) no sábado (22). De acordo com o gestor da RDS do Uatumã, Cristiano Gonçalves, a emoção era nítida entre os comunitários, pois foi a primeira comemoração grande na reserva.

“Toda alimentação e o bolo da festa foram produzidos pela comunidade, despertando neles o espírito de união e cooperação entre diferentes comunidades. A festa encerrou com entrega dos troféus, medalhas camisas e canecas dos 15 anos aos campeões das modalidades destacadas”, disse o gestor.

O evento teve início com um café da manhã, seguido dos parabéns pelo aniversário da reserva. O evento contou ainda com soltura de quelônios, futebol masculino e feminino (adulto e mirim), vôlei (masculino e feminino), competições de rabeta (casqueta), arco e flecha (masculino e feminino), queimada (masculino e feminino), apresentação de fantasia ecológica e reconhecimento de moradores da reserva. Foram distribuídas também apostilas com cópias do decreto de criação, regras de uso da UC, regimento do conselho gestor e estatuto social da Associação Mãe da RDS.

A atividade contou com a participação de representantes das prefeituras de Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã, além de membros da Câmara de Vereadores de Presidente Figueiredo, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.

Sobre a unidade de conservação – Completando 15 anos, a RDS do Uatumã encanta por suas belezas naturais e vasta diversidade ecológica. A reserva possui uma área total de 424.430 hectares e compreende 20 comunidades ribeirinhas instaladas nas margens do Rio Uatumã e seus afluentes.

Na RDS vivem aproximadamente 1.300 moradores, distribuídos em cerca de 250 famílias. No local podem ser encontradas 26 espécies de mamíferos, divididos em quinze famílias e seis ordens. Algumas espécies presentes na Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, como a jaguatirica, a onça pintada e o tamanduá bandeira, são espécies de ocorrência na região.

Entre os mamíferos aquáticos, podemos encontrar na RDS o boto vermelho, o boto tucuxi, o peixe-boi, a ariranha e a lontra. O local é considerado também um paraíso para a pesca esportiva.

A RDS do Uatumã é também uma das mais procuradas para o turismo em unidades de conservação. Entre as modalidades de atividade turística que podem ser encontradas na UC estão o turismo de aventura, de educação ambiental, turismo de base comunitária, ecoturismo e turismo de pesca esportiva.

FOTO: RICARDO OLIVEIRA/SEMA

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui