Os moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã receberam um dia especial em comemoração aos 15 da criação da reserva. A programação, que ocorreu na comunidade Bom Jesus, localizada no município de São Sebastião do Uatumã (a 247 km de Manaus), contou com mais de 200 pessoas, entre elas representantes municipais e comunitários da Unidade de Conservação (UC) e entorno.

O evento foi realizado pela Secretaria de Estado do Amazonas (Sema) no sábado (22). De acordo com o gestor da RDS do Uatumã, Cristiano Gonçalves, a emoção era nítida entre os comunitários, pois foi a primeira comemoração grande na reserva.

“Toda alimentação e o bolo da festa foram produzidos pela comunidade, despertando neles o espírito de união e cooperação entre diferentes comunidades. A festa encerrou com entrega dos troféus, medalhas camisas e canecas dos 15 anos aos campeões das modalidades destacadas”, disse o gestor.

O evento teve início com um café da manhã, seguido dos parabéns pelo aniversário da reserva. O evento contou ainda com soltura de quelônios, futebol masculino e feminino (adulto e mirim), vôlei (masculino e feminino), competições de rabeta (casqueta), arco e flecha (masculino e feminino), queimada (masculino e feminino), apresentação de fantasia ecológica e reconhecimento de moradores da reserva. Foram distribuídas também apostilas com cópias do decreto de criação, regras de uso da UC, regimento do conselho gestor e estatuto social da Associação Mãe da RDS.

A atividade contou com a participação de representantes das prefeituras de Presidente Figueiredo e São Sebastião do Uatumã, além de membros da Câmara de Vereadores de Presidente Figueiredo, Itapiranga e São Sebastião do Uatumã.

Sobre a unidade de conservação – Completando 15 anos, a RDS do Uatumã encanta por suas belezas naturais e vasta diversidade ecológica. A reserva possui uma área total de 424.430 hectares e compreende 20 comunidades ribeirinhas instaladas nas margens do Rio Uatumã e seus afluentes.

Na RDS vivem aproximadamente 1.300 moradores, distribuídos em cerca de 250 famílias. No local podem ser encontradas 26 espécies de mamíferos, divididos em quinze famílias e seis ordens. Algumas espécies presentes na Lista da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, como a jaguatirica, a onça pintada e o tamanduá bandeira, são espécies de ocorrência na região.

Entre os mamíferos aquáticos, podemos encontrar na RDS o boto vermelho, o boto tucuxi, o peixe-boi, a ariranha e a lontra. O local é considerado também um paraíso para a pesca esportiva.

A RDS do Uatumã é também uma das mais procuradas para o turismo em unidades de conservação. Entre as modalidades de atividade turística que podem ser encontradas na UC estão o turismo de aventura, de educação ambiental, turismo de base comunitária, ecoturismo e turismo de pesca esportiva.

FOTO: RICARDO OLIVEIRA/SEMA