Take a fresh look at your lifestyle.

-publicidade-

-publicidade-

Recomendações para implantação e utilização de teste rápido de antígeno de Covid-19 é tema de palestra para o interior

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) promoveu nesta quinta-feira (25/02) a web palestra para capacitar profissionais da saúde sobre a implantação e utilização do Teste rápido de Antígeno para detecção de infecção pelo SARS-CoV-2, nos 61 municípios do interior do estado. A iniciativa é uma parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

A palestra foi conduzida pela farmacêutica do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-FVS), Auxiliadora Novais, que reforçou os protocolos para aplicação do teste antígeno. “Esses testes quando bem aplicados dão resultado em minutos e, como o RT-PCR (biologia molecular), revelam infecção ativa pelo novo coronavírus”, informou.

A orientação foi transmitida, ao vivo, pelo Sistema IPTV da UEA-Telessaúde, pelo aplicativo Mano Web e pelo canal no YouTube tessaudeamazonas.

Teste de Antígeno – O Amazonas recebeu 62.400 novos testes de Covid-19, que foram disponibilizados gratuitamente para usuários da rede pública de saúde em todo o estado. Uma quantidade de 50 mil foi destinada aos municípios e 12 mil para a capital.

Uma nova remessa, com 60 mil testes, é aguardada para chegar esta semana à capital amazonense. O insumo estratégico é fruto de uma doação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), com o objetivo de acelerar a detecção de novos casos e, consequentemente, trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

FOTO – Sol Simões/ FVS

-publicidade-