24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Recuperação de crédito do consumidor sobe 5,4% no ano, diz Boa Vista SCPC

Na avaliação mensal, houve queda de 2,8% no pagamento de dívidas

10 de junho de 2016 – A recuperação de crédito do consumidor – obtida a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 5,4% no acumulado do ano (até maio de 2016), em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Também houve elevação de 0,7% na variação acumulada em 12 meses (período que abrange junho de 2015 até maio de 2016 contra os 12 meses antecedentes), e na avaliação mensal (maio/16 contra maio/15) a elevação foi de 16,4%. Já na análise mensal da série de dados ajustada sazonalmente (maio/16 contra abril/16) houve queda de 2,8% na recuperação de crédito do consumidor.

unnamed

Na observação dos dados pelas regiões do país, no resultado acumulado em 12 meses, houve alta em todas as regiões, exceto na Sudeste, que ainda apresenta queda de 3,4%.

unnamed (1)

O indicador de recuperação de crédito apresentou nessa última aferição grande avanço, retornando em patamar positivo após praticamente dois anos. Apesar da melhoria, o quadro de inadimplência na economia ainda é negativo para o ano, uma vez que o aperto do orçamento das famílias e o consequente aumento dos registros de consumidores inadimplentes ainda ocorre em maior intensidade do que o pagamento das contas.

Metodologia

O indicador de recuperação de crédito é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui