25.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Rede municipal de ensino irá participar de Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância

A rede municipal de ensino de Manaus irá participar do Seminário do Pacto Nacional pela Primeira Infância – Região Norte, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (Tjam), e demais entidades da rede de atenção à Primeira Infância de toda região Norte do país.

A iniciativa busca fortalecer a implementação do artigo 227 da Constituição Federal, trabalhar questões voltadas à Primeira Infância, além de contribuir para a concretização dos objetivos do Sistema de Justiça e do Sistema de Garantia de Direitos voltados à criança e ao adolescente.

O convite foi feito nesta quarta-feira, 4/9, pela juíza titular do Juizado da Infância e Juventude Cível, Rebeca de Mendonça Lima, em uma reunião realizada no gabinete da magistrada, que contou com a presença da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, e dos subsecretários de Gestão Educacional, Euzeni Araújo, e de Administração e Finanças, Thiago Sarubi.

Na ocasião, a secretária Kátia Schweickardt abordou os desafios e conquistas alcançados na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, o que tornou a Semed referência em todo Brasil em muitos aspectos, como na melhoria da qualidade do ensino e, por extensão dos índices educacionais.

Durante a reunião, também foram apresentadas as ações de reforço escolar e correção de fluxo em parceria com o Instituto Ayrton Senna (IAS); a redução do abandono em 77% nos últimos seis anos e o crescimento de 16,2% no índice de alunos aprovados com qualidade, em igual período.

Também foi ressaltado que Manaus cresceu 41% no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), dos Anos Iniciais, nos últimos 6 anos (2011 a 2017), já alcançando a meta estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021, bem como o avanço de Manaus, entre as capitais brasileiras que mais se desenvolveu na educação nos últimos 6 anos e que está na 9ª posição entre as capitais no Ideb.

Para a titular da Semed, a reunião foi proveitosa. “A relação entre Semed e o Judiciário é muito mais próxima, o que só vem facilitar e garantir o direito das crianças a terem cada vez mais um ambiente saudável para um aprendizado de qualidade”, destacou.

A juíza Rebeca de Mendonça Lima enfatizou que os números apresentados são positivos em face das adversidades ressaltadas e expostas na ocasião. “Eu fiquei muito satisfeita com os resultados que me foram apresentados. Posso afirmar que os números são muito positivos e espero que os mesmos sejam mantidos e até melhorados, porque o que queremos realmente é o bem-estar das crianças e ensino de qualidade”, salientou.

Texto – Emerson Felipe / Semed

Foto – Gisa Prazeres / Semed

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui