Rede pública inicia matrículas para novos alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental nesta quarta-feira, 21

No primeiro dia de atendimento, 18.745 matrículas foram realizadas para escolas de ensino infantil.
A rede pública de ensino inicia nesta quarta-feira (21) o atendimento à população que busca por vagas em escolas municipais ou estaduais que oferecem do 3º ao 9º ano do ensino fundamental. No primeiro dia de atendimento, destinado à solicitação por novas vagas, 18.745 matrículas foram realizadas para o ensino infantil.

A partir desta quarta-feira (21) o atendimento é destinado aos que procuram por novas vagas para o ensino fundamental do 3º ao 9º ano e também para a Educação de Jovens e Adultos-EJA da mesma modalidade (3º ao 9º ano). As solicitações poderão ser feitas a partir das 8h em qualquer uma das 625 escolas municipais e estaduais definidas como locais de atendimento.

Para o ano letivo de 2015 o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus estão oferecendo 73.203 novas vagas, sendo 48.248 disponibilizadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em suas escolas estaduais e 24.955 pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) em suas escolas municipais.

Conforme a gerência de matrículas, para solicitar a vaga basta que os pais ou responsáveis pelos estudantes compareçam a um dos 625 locais de atendimento com os seguintes documentos: comprovante de escolaridade do aluno; original e cópia da certidão de nascimento (ou RG) do aluno; RG do responsável e comprovante de residência.

625 locais de atendimento – De acordo com informações da gerente de matrículas, Irlanda Araújo, com mais de 600 postos de atendimento disponíveis à população, não há necessidade da formação de grandes filas, já que é possível solicitar vagas para rede pública em qualquer um desses locais, independente de ser a escola que pretende a vaga. “São 625 locais de atendimento, sendo todas as 225 escolas da Seduc na capital e outras 400 da Semed. Todos estes locais estão interligados entre si, o que permite à pessoa procurar qualquer escola para solicitar a vaga desejada, independente do lugar em que deseja esta vaga”, informou a gerente Irlanda Araújo.

Calendário – Conforme calendário de matrículas, nesta semana, o atendimento para o ensino infantil é realizado entre os dias 19 e 22 de janeiro; para o 1º e 2º ano do ensino fundamental entre os dias 20 e 22; para escolas do 3º ao 9º ano do ensino fundamental (e também 3º ao 9º ano do EJA) nos dias 21 e 22 de janeiro e, por fim, para o ensino médio (e EJA/Ensino Médio) no dia 22. (ver tabela a seguir)

Para agilizar o atendimento presencial, os cadastros prévios dos alunos podem ser realizados por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

As aulas do ano letivo de 2015 terão início no dia 4 de fevereiro para as escolas da rede estadual e 6 de fevereiro para as escolas da rede pública municipal.