As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Reforma Tributária – Deputado Federal de Minas Gerais visita fábricas do PIM para conhecer modelo

"O que não deveria fazer parte é uma opinião sem conhecimento de causa", disse o parlamentar

Cumprindo agenda em Manaus, o deputado federal André Janones (Avante-MG), acompanhado por equipe técnica da Suframa, visitou, nessa sexta-feira (4), três fábricas do Polo Industrial de Manaus (PIM): Moto Honda da Amazônia, Samsung Eletronics e Caloi Norte. Janones está na capital amazonense com o objetivo de conhecer mais tecnicamente a Zona Franca de Manaus para reunir argumentos que o embasem no tema da reforma tributária, que está em discussão no Congresso Nacional.

Na Moto Honda, a comitiva foi recepcionada pelo diretor administrativo e financeiro da fábrica, João Mezari, e pelo gerente de relações institucionais, Hélio Shimpei. Eles informaram que a planta de Manaus é a mais verticalizada da Moto Honda no mundo. “Nós praticamente fabricamos tudo: aros, rodas, tanques de combustível, assento, todos os injetáveis e peças plásticas. A essência da moto é toda fabricada aqui. Além disso, trouxemos 34 fornecedores para Manaus, sendo 14 do Japão, que formam um cluster e nos entregam ‘just in time’ e temos 120 fornecedores em todo o Brasil, gerando emprego também fora da Zona Franca”, disse Shimpei.

Na Samsung, o deputado foi conduzido pelo gerente sênior de Recursos Humanos, David Vital, que apresentou a planta da fábrica, que produz smartphones, tablets – inclusive a linha premium da empresa como o Samsung S10 e o Note 10 – monitores, home theatre, mini system e ar condicionado. Vital também mostrou a contrapartida social da Samsung com os diferentes projetos agregando tecnologia aos produtos da empresa, por meio de parcerias e com os recursos de Pesquisa & Desenvolvimento oriundos da Lei de Informática. Entre os exemplos de projetos, estão o “Educational Diagnostic for Kids”, uma ferramenta utilizada por meio de tablet para fazer o diagnóstico educacional de crianças, e o “Primeira Infância Ribeirinha”, aplicativo que pode ser utilizado no celular e computadores desktop que auxilia os agentes de saúde no interior do Amazonas.

Na Caloi, o gerente financeiro da empresa, André Nogueira, além apresentar a planta, explicou como funcionam os Processos Produtivos Básicos (PPBs) dos três produtos da empresa, que são bicicletas com câmbio, sem câmbio e elétrica. “Nossos PPBs obrigam a fazer dentro da fábrica toda a parte de tratamento e solda de aço e alumínio, ou seja, as partes principais da bicicleta – quadro, guidão, rabeira e roda – são produzidas aqui, além da pintura e montagem”, afirmou. A Caloi está no auge da produção do ano, com a fabricação de 4.200 bicicletas por dia e 934 empregos, que deverão chegar a 950 nos próximos meses.

Janones, que ontem também esteve na sede da Suframa recebendo palestra técnica sobre o modelo Zona Franca, afirmou sair satisfeito com o conhecimento adquirido e com a experiência das visitas. “Você não consegue, pela letra fria de um texto, entender o real significado que tem esse Polo Industrial aqui para a região, então isso ajudou bastante”, disse, ressaltando, ainda, a importância de que mais parlamentares e autoridades em geral possam ter a experiência de conhecer o Polo Industrial de Manaus. “Posicionamentos divergentes fazem parte da democracia, o que não deveria fazer parte é uma opinião sem conhecimento de causa, então até para quem quer se posicionar contrário, que venha conhecer primeiro e depois se posicione com conhecimento efetivo de algo que é tão importante para o nosso País. O debate (da reforma tributária) não pode ser simplista, não pode ser minimizado, pelo contrário, tem que ser um debate mais profundo e mais complexo para não cometermos o risco de nenhuma injustiça”, concluiu.

Texto/Foto: Layana Rios

você pode gostar também