As Principais Notícias do Estado do Amazonas estão aqui!

Região Norte do Brasil registra 14% de consumidores de orgânicos, afirma pesquisa

A Organis, Associação de Promoção dos Orgânicos, realizou pesquisa para traçar o “Panorama do consumo de orgânicos no Brasil 2019” e a região Norte registra 14% do total de consumidores. Em 2017, quando a Organis realizou a primeira pesquisa, o Norte não foi aferido.

Os resultados registram dados muito importantes para o setor: 19% dos brasileiros consomem algum produto orgânico; os hortifrutis se mantém na liderança de consumo no setor orgânicos (35% – frutas, 24% de verduras, 21% alface, 16% legumes, 15% tomate e 8% de hortaliças); 65% das pessoas não consomem mais orgânicos por causa do preço e 27% por dificuldade de encontrar os produtos.

O interessante é que, apesar da maioria reconhecer que os orgânicos são caros, 67% estão dispostos a aumentar compra de produtos.

“A pesquisa de 2019, mediu o consumo nos últimos 30 dias e dos últimos seis meses, chegando ao valor de 35% do share de compra de algum produto orgânico. A conclusão que tiramos é que independente de ser consumidor ou não, há o reconhecimento de valor no produto. A partir dessa pesquisa, podemos dizer com segurança que, na medida em que a renda do brasileiro aumentar, o tamanho do mercado de orgânicos também vai crescer, pois há motivação e disposição para o consumo”, conclui Cobi Cruz, diretor da Organis.

O perfil do consumidor de orgânico está ligado à frequência das atitudes sustentáveis: 79% se preocupam com áreas verdes, 42% separa o lixo, e 29% compram produtos biodegradáveis.

Sobre a Pesquisa: realizada pela Brain – Bureau de Inteligência Corporativa, a pesquisa entrevistou 1.027 pessoas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Manaus, Goiânia e Brasília, sendo 56% mulheres e 44% homens, de 18 a 40 anos, com renda de 1 a 10 salários mínimos.

 

A Pesquisa Consumidor Orgânico 2019 pode ser acessada diretamente no site da Organis: http://organis.org.br/pesquisa-download/

você pode gostar também