25.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Região Norte precisa de alternativas econômicas para sair da crise, avalia Adjuto Afonso no Parlamento Amazônico

A IX Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico reuniu parlamentares dos nove estados da Amazônia Legal, que discutiram temas pertinentes à região amazônica. O 1º vice-presidente da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado estadual Adjuto Afonso (PDT/AM), participou do encontro representando a entidade, e avaliou o conteúdo discutido pelos parlamentares.

“Como representante da Unale coloquei a entidade à disposição para somar junto ao Parlamento Amazônico, tratando de assuntos de interesse de todos os estados da região amazônica. O deputado do Acre, Heitor Andrade de Macedo Filho, por exemplo, chamou a atenção para o tráfico humano na Amazônia. É preciso combater esse crime. Segundo o deputado, lá, o caso de tráfico humano está ligado à exploração sexual, ao trabalho escravo e à retirada de órgãos. Portanto, é muito importante esses encontros que realizamos através do Parlamento Amazônico”, ressaltou o deputado Adjuto Afonso.

Temas como reservas indígenas no território nacional, energia, criminalidade, BR-319, mineração e economia da região também foram pautas do encontro. “Precisamos sair em busca de alternativas econômicas que podem potenciar a região em tempos de crise, principalmente nós, do Amazonas, que temos uma dependência do Pólo Industrial”, disse
Adjuto.

O presidente do Parlamento Amazônico, deputado Sinésio Campos (PT/AM), também se pronunciou sobre o tema e avaliou que a discussão de alternativas econômicas para os estados são importantes por ser um meio de troca de informações entre os estados.

Após a reunião, o grupo de parlamentares foi recebido pelo governador do Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), que falou da importância do encontro entre os parlamentares.

Os parlamentares representantes do Amazonas que estiveram na reunião foram: Sinésio Campos (AM) – presidente do Parlamento Amazônico, biênio 2015/2016, Bosco Saraiva (AM), Carlos Alberto (AM), além da vereadora Cheila Moreira, do município de Itacoatiara (AM).

A próxima reunião itinerante do Parlamento Amazônico está marcada para o dia 16 de fevereiro de 2017, no município de Marabá/PA.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social da ALMT

spot_img

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui