25.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Regionalização da saúde iniciará pelo município de Parintins

A ação faz parte do Saúde nas Calhas, projeto do programa Saúde Amazonas

A descentralização dos serviços assistenciais à população do interior do Estado do Amazonas, com a instalação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), iniciará pelo município de Parintins. A implantação está prevista no Saúde nas Calhas, projeto do Programa Saúde Amazonas, e foi anunciada pelo secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, em reunião com o deputado estadual Tony Medeiros, nesta terça-feira (04/05).

“Mostramos ao deputado os avanços na reorganização da rede, na modernização da gestão e o projeto Saúde nas Calhas, que vai levar média e alta complexidade para o interior do Amazonas. Parintins será a primeira cidade, de cinco municípios polos, a receber essa estruturação com a instalação de UTI no município. O governador Wilson Lima determinou e estamos priorizando o município”, explicou o secretário.

O Saúde nas Calhas vai estruturar as unidades de saúde fora de Manaus e atuar na regionalização de cinco polos: Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Tabatinga e Tefé. A estimativa é que mais de 1 milhão de pessoas se deslocam do interior para atendimento de saúde na capital, segundo o secretário. Ao fortalecer a rede de saúde desses municípios, o objetivo é diminuir esse quantitativo e dar condições de assistência nessas cidades.

“O grande sonho do interior é a regionalização e interiorização da saúde. Muitos saem das suas cidades e passam por privações na capital. Começar por Parintins, essa é uma notícia boa. Os leitos de UTI vão ser instalados e a hemodiálise vai junto. Com o anúncio da regionalização, autorizada pelo governador Wilson Lima, só temos que celebrar e comemorar esse novo momento na saúde do Estado do Amazonas”, afirmou o deputado Tony Medeiros.

FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM

spot_img