Os manauaras conheceram nesta segunda-feira (04) a grande campeã do carnaval 2019. Na capital do Amazonas quem manda é a Escola de Samba Reino Unido da Liberdade que conquistou o tetracampeonato do Carnaval de Manaus 2019, com 179,9 pontos. A agremiação levou para o Sambódromo na madrugada de sábado (02), para domingo (03), a história de seu primeiro título, revivendo Mãe Zulmira, ícone do bairro do Morro da Liberdade. A escola exaltou a cultura africana, sua jornada e legado no Brasil.

Com 179,8 pontos, o segundo lugar com a Grande Família desfilou à trajetória de um construtor carioca radicado no Amazonas. Já em terceiro lugar, com 179,50 pontos, ficou a Aparecida, que fechou o desfile do grupo especial e homenageou a cultura paraense.

Vitória Régia (quarto), Andanças de Cigano (quinto), Unidos do Alvorada (sexta), e Primos da Ilha (sétimo lugar) fecham o ranking das melhores. Vila da Barra desce para o Grupo de Acesso A, pois ficou em último lugar, com 177,30 pontos.

Os jurados analisaram enredo, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, alegoria e adereços, harmonia, fantasia, comissão de frente e bateria.