27.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

‘Requalifica’ avança com novas frentes nos bairros Puraquequara, Praça 14 e Monte das Oliveiras

A Prefeitura de Manaus segue com as ações de infraestrutura viária, consideradas essenciais no enfrentamento ao novo coronavírus, para garantir a qualidade de vida da população. O Programa de Requalificação Viária e Urbana de Manaus (Requalifica), por exemplo, atua nesta semana com equipes nos bairros Puraquequara, zona Leste, Praça 14, zona Sul, e Monte das Oliveiras, na zona Norte.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Kelton Aguiar, a determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto é para que as vias da capital continuem recebendo novo asfalto e os demais serviços necessários. “Trabalhamos com contingente menor, porque dispensamos pessoas acima de 60 anos e os doentes crônicos, mas não diminuímos as frentes de serviços. Nossos 16 distritos de obras seguem trabalhando na manutenção dos bairros da capital”, disse.

No Puraquequara, na zona Leste, oito dos 15 quilômetros da estrada do Aleixo já receberam o novo asfalto. Homens e máquinas se concentram na ponte que passa por cima da avenida Norte e Sul. O trecho recebe massa asfáltica em sua segunda faixa, após o serviço de fresagem, que é a retirada do asfalto antigo.

“Estamos trabalhando para melhorar a trafegabilidade nessa avenida, que recebe fluxo intenso de veículos pesados”, afirmou o engenheiro da Seminf, Efraim Aragão, reforçando que as frentes de obras também atuam nas vias de ligação entre a estrada do Aleixo e a avenida Norte e Sul, com o programa de tapa-buracos.

Ainda no Puraquequara, o “Requalifica 4” já finalizou os trabalhos nas ruas 3 e Santa Maria. Já na Praça 14, zona Sul, a avenida Tefé, com mais de 1,3 quilômetro, também recebe novo pavimento. E, na zona Norte, as obras contemplam a avenida Preciosa, no bairro Monte das Oliveiras.

Balanço

Mais de 300 colaboradores trabalham diretamente no Requalifica, além de maquinários específicos e toneladas de massa asfáltica. Desde maio de 2019, quando foi lançada a primeira fase do programa Requalifica, a Prefeitura de Manaus já recapeou ou está recapeando mais de 520 vias das zonas Norte, Sul, Centro-Sul, Leste, Oeste e Centro-Oeste da capital, com as etapas 1, 2, 3 e 4. Ao fim da quinta fase, serão quase 600 vias alcançadas, além de outras etapas previstas e de corredores contemplados com ações de tapa-buracos.

Texto – Polyana Brelaz / Seminf e Alan Marcos Oliveira / Semcom

Foto – Altemar Alcântara / Semcom e Diego Caja / Seminf

spot_img