26.3 C
Manaus
quinta-feira, abril 18, 2024

Restaurantes e cozinhas populares da Seas retomam atividades presenciais de forma responsável

Os restaurantes populares do Novo Israel e Jorge Teixeira, administrados pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), estão funcionando desde o último dia 15 de junho, seguindo as orientações do plano de reabertura responsável. Esses equipamentos socioassistenciais são direcionados para promover a segurança alimentar da população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar, mas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, estavam funcionando como ponto de entrega de alimentos.

A chefe da Gerência de Segurança Alimentar (Gsan) que integra o Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) da Seas, Kalinny Alves, explica que manter o distanciamento social dentro dos estabelecimentos, tanto nas filas quanto nas mesas, respeitando o distanciamento mínimo de um metro e meio, é uma recomendação que vem sendo reforçada no processo de retomada das atividades.

“Existem outros aspectos importantes que estamos reforçando: estamos limitando o número de acesso de pessoas por vez para realizar refeição, demarcando mesas e cadeiras, afixando placas com avisos nas paredes com as instruções de higiene e boas práticas para usuários e colaboradores. Essas recomendações estão expostas numa linguagem simples e didática para que o usuário compreenda o seu papel individual e coletivo no combate ao novo coronavírus”, ressaltou.

Além destes cuidados, a Seas está reforçando o uso obrigatório de máscaras tanto para usuários quanto para os colaboradores nas dependências dos equipamentos. A lavagem das mãos com água e sabão está sendo assegurada nos locais de entrada e saída dos restaurantes e cozinhas. Todo um trabalho sobre a importância da lavagem frequente das mãos para colaboradores e usuários, nos lavatórios dos estabelecimentos, está sendo realizado pelas equipes da Seas nestes espaços.

Centro e Compensa – Os restaurantes do Centro e da Compensa retomam suas atividades no próximo dia sete de julho. A definição por esta data atende a um pedido das empresas patrocinadoras desses equipamentos, que solicitaram o funcionamento a partir desta data como forma de se preparar melhor para o fluxo de pessoas que procuram o serviço.

Reforço – A gerente de Segurança Alimentar Kaliny Alves explica que a secretaria está solicitando das empresas terceirizadas o reabastecimento de materiais de limpeza e conservação, bem como a manutenção de utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s) para os colaboradores. “Mas nossa preocupação também se estenderá aos ambientes, que serão bastante ventilados, e também para o reforço da limpeza especial com a desinfecção das superfícies mais tocadas, como mesas, cadeiras e maçanetas, após a refeição de cada usuário”, salientou.

Distanciamento social – Tanto nos restaurantes quanto nas cozinhas populares, o distanciamento social nas mesas e cadeiras, demarcando espaços alternados entre bancos disponíveis e bloqueados, está sendo adotado. Conforme a capacidade de cada estabelecimento, o número máximo de usuários presentes será controlado nos estabelecimentos.

Segurança Alimentar – Os restaurantes e cozinhas populares administrados pela Seas foram estruturados para atender a população em situação de vulnerabilidade nutricional e alimentar. Funcionando em áreas estratégicas de Manaus, que registram índices de carência alimentar, os restaurantes são frutos de Parceria Público-privada, enquanto as cozinhas, que servem sopas, são patrocinadas pelo Governo do Amazonas.

Nos restaurantes, as senhas são vendidas ao preço simbólico de R$ 1 no horário das 8h às 13h. O almoço começa a ser servido às 11h e se estende até às 14h, de segunda a sexta-feira.

As cozinhas funcionam de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 13h, para distribuição das senhas e as sopas são servidas no horário das 12h às 14h.

Endereços:

•Restaurante Popular Centro

Rua Joaquim Nabuco, 847 (antigo prédio do Sine)

•Restaurante Popular Novo Israel

Rua Bom Jesus, s/n°, entrada do Novo Israel (entre a Delegacia e o CAIC-Novo Israel)

•Restaurante Popular Compensa

Rua Izaurina Braga, 543, Compensa

•Restaurante Popular Jorge Teixeira

Rua Cássia Baiana, n°340, próximo à Escola Estadual Vasco Vasques, Jorge Teixeira

Cozinhas

Parque São Pedro

Rua Edwirges, s/n°, antiga Rua Plácido (Invasão da Carbrás), Parque São Pedro

•Rio Piorini

Alameda Rio Negro, s/n°, esquina com a Rua Amazonas, Rio Piorini

•Alfredo Nascimento

Rua Marcos Cavalcante, s/n°, esquina com a Rua 2, Alfredo Nascimento

Foto: Miguel Almeida/Seas

spot_img