24.3 C
Manaus
sexta-feira, março 29, 2024

Resultados de produção são apresentados na terceira edição do Dia de Campo Tecnologias para a Produção de Banana

A terceira edição do Dia de Campo Tecnologias para a Produção de Banana no Estado do Amazonas ocorreu nesta terça-feira (18/02), na estrada do Caldeirão, na rodovia Manoel Urbano (AM-070), em Iranduba (a 27 quilômetros da capital). A ação, promovida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), contou com a participação de 110 pessoas, entre agricultores, técnicos, estudantes, associações, cooperativas agrícolas e instituições de apoio ao setor primário.

De acordo com os organizadores, o evento teve como objetivo apresentar os resultados da produção de banana de quatro variedades diferentes: a BRS Pacoua, BRS Princesa, BRS Japira e o plátano cultivar Pacovan. Também foram abordadas todas as práticas culturais utilizadas pelos agricultores nas Unidades de Referência Tecnológica (URTs), desde a preparação da área até a colheita do primeiro ciclo produtivo. O curso foi ministrado pelos pesquisadores Luadir Gasparotto e Mirza Carla Normando, e pelos técnicos José Orlando Pereira e Ricardo Rebello, todos da Embrapa.

O experimento com a produção de banana iniciou em 2019 na propriedade da produtora rural, Elizete Condera da Silva, onde aconteceu a ação. Atualmente, ela trabalha com a produção de banana e guaraná, em Iranduba. “Eu já tinha um plantio de guaraná quando a técnica me falou desse experimento com bananeira e perguntou se eu aceitava fazer aqui no sítio. No começo eu tive medo de perdas na produção, mas graças a Deus deu tudo certo, e já temos resultados”, contou a produtora.

O coordenador do Projeto Prioritário do Idam para o cultivo da banana, o engenheiro agrônomo Geraldo Reis Conceição, destacou a importância do evento para os produtores que desejam ver de perto as tecnologias aplicadas na produção de banana. Segundo o engenheiro, a Embrapa tem sido uma grande parceira no desenvolvimento dessas tecnologias que são repassadas para o Idam e chegam até os agricultores, para que eles possam colocar em prática nas atividades agrícolas em todos os municípios do estado.

Segundo o gerente de Produção Vegetal do Idam, o engenheiro agrônomo Pedro Chaves, o conhecimento adquirido durante as três edições do Dia de Campo será repassado para os produtores rurais de outros municípios, e o Idam irá articular, junto à Embrapa e às Unidades Locais que apresentarem interesse no treinamento, para que os cursos de boas práticas na produção de banana sejam levados a esses municípios.

Participaram do evento gerentes e produtores rurais das unidades locais do Idam dos municípios de Manaquiri, Anamã, Iranbuba, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Manaus, além da equipe da Gerência de Produção Vegetal do Idam Central e de equipes do Projeto Prioritário da Banana e Projeto Prioritário de Agroecologia, coordenados pelo Idam.

FOTO: Divulgação/Idam

spot_img