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quinta-feira, abril 18, 2024

Resultados exitosos da rede municipal de ensino são apresentados durante seminário da Ufam

Educadores da rede municipal de ensino de Manaus participaram da abertura do seminário “Gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania”, que na manhã desta quarta-feira, 18/9, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), localizada no Coroado, zona Leste. O seminário segue até sexta-feira, 20, e é destinado às secretarias municipais de Educação do Amazonas.

O evento tem por objetivo construir uma rede de cooperação, formação e acompanhamento de processos pedagógicos que envolvem os anos iniciais do ensino fundamental, mirando a educação escolar de qualidade e a construção de cidadania.

Como uma das propostas da atividade foi a de socializar práticas exitosas, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Kátia Schweickardt, e a chefe da Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM), Núbia Breves, participaram como expositoras da mesa-redonda “O planejamento estratégico, o desenvolvimento do currículo e a avaliação em larga escala”, apresentando o bom desempenho da Prefeitura de Manaus, em relação à educação.

A titular da Semed destacou os avanços obtidos nos últimos anos e ressaltou que os resultados só foram possíveis devido ao trabalho em gestão, que foi fortalecido, e ao empenho dos educadores da rede. “Em Manaus, uma das orientações do prefeito Arthur Virgílio Neto, é a de melhorar a qualidade da educação na nossa cidade, o que temos feito nos últimos anos. Nós temos duas expressões chaves que estão presentes no seminário: a primeira é a gestão e a segunda é o planejamento estratégico. Esse momento, além de contribuir para a nossa experiência, irá criar uma rede colaborativa de aprendizado conjunto e compartilhado”, informou Schweickardt.

Ainda segundo Schweickardt, nesse momento de mudanças, principalmente, com a implementação da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), é necessário estabelecer parcerias. “Temos que dar as mãos às universidades, às secretarias de educação, aos professores e à sociedade de uma maneira geral, se entendemos que a educação é a política pública mais importante e mais transformadora de qualquer realidade social”, observou.

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, indicou o Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para a Rede Pública de Ensino (Cefort), como o responsável na universidade pelo trabalho de acompanhamento das unidades de ensino, e que segundo ele, é vantajoso para os dois lados. “O Cefort tem um trabalho de formação e de acompanhamento do efetivo exercício dentro da sala de aula. Essa interação gera fortalecimento, porque a universidade leva conhecimento, mas também absorve a prática em sala de aula”, disse.

Durante o seminário, a Semed ainda participará de outras mesas-redondas e oficinas, além do momento final de registro audiovisual do encontro.

Sistema

Contribuindo com a proposta do seminário, o Cefort apresentará durante o evento, uma ferramenta que permite a troca com mais rapidez de práticas exitosas em diversas secretarias municipais do Estado. Trata-se do projeto gestão do Conhecimento Escolar, Alfabetização e Formação para a Cidadania (Alfa-GCE), um sistema de agenciamento, formação continuada e monitoramento interinstitucional sobre a alfabetização e letramento do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental, visando a elevação dos índices de rendimento educacional dos sistemas públicos da educação estadual e municipal do Amazonas.

“Criamos um sistema digital de troca de conhecimentos entre as redes. Ele envolve troca de dados e formação dos gestores e professores. Nós tomamos a Base Nacional Curricular Comum como aliada nesse processo, porque precisamos implantá-la não apenas nos planos político-pedagógicos e documentais, mas nas salas de aula”, explicou o coordenador-geral do Cefort, Luiz Carlos Cerquinho.

Texto – Alexandre Abreu / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed

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