Retoma da vacinação diária contra a Covid-19 em Manaus atende mais de 13 mil pessoas nesta terça-feira (15/06)

No primeiro dia de atendimento ao público depois da realização do mutirão de intensificação da vacinação contra a Covid-19, no último fim de semana, a Prefeitura de Manaus vacinou 13,6 mil pessoas nesta terça-feira, 15/6. A campanha de imunização foi retomada nos oito pontos tradicionais de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que, ao longo da semana, estarão abertos para a continuidade da vacinação do público acima de 40 anos de idade, além das pessoas pertencentes a grupos prioritários anteriores e as que estão aptas a receber a segunda dose.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, acompanhou a retomada da vacinação e destacou que a Semsa espera ampliar o número de pessoas vacinadas com mais de 40 anos antes de abrir a campanha para novas faixas etárias.

“O evento do fim de semana foi um sucesso, com 142 mil pessoas atendidas, no entanto, temos aproximadamente 70 mil pessoas de 40 a 51 anos que ainda não procuraram os postos”, observou a secretária.

Grupos

De acordo com Shádia, quem ainda não foi vacinado e faz parte de algum dos grupos já atendidos na campanha pode procurar o ponto de vacinação mais próximo, levando os documentos obrigatórios. Além de todas as faixas etárias acima de 40 anos, podem se vacinar as pessoas com deficiência permanente (PcDs); pessoas com comorbidades; gestantes e puérperas; trabalhadores da educação; pais de menores de 18 anos com deficiência permanente (PcDs); trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento (atuantes na linha de frente contra a Covid e relacionados em listas oficiais encaminhadas à Semsa); trabalhadores da educação, do transporte coletivo e caminhoneiros.

A programação de novas etapas da campanha já está sendo estudada pela Prefeitura de Manaus, segundo Shádia Fraxe. “Seguindo a recomendação do prefeito David Almeida, já estamos estudando os públicos a serem atendidos de forma gradativa daqui em diante, mas o planejamento só pode ser fechado com a informação das datas e das quantidades de novas doses a serem recebidas pelo município”, apontou.

A secretária destacou que o número de pessoas a serem vacinadas aumenta conforme a idade diminui e que a população de 30 a 39 anos, por exemplo, está estimada em 372 mil pessoas, enquanto a de 20 a 29 anos é de 446,3 mil. Os que têm apenas 18 e 19 anos somam 83 mil pessoas, aproximadamente.

“Por isso, precisamos organizar cada nova etapa da campanha de forma muito responsável, como sempre fizemos, garantindo que todos terão direito à vacina, inclusive à segunda dose”, salientou.

Atendimento

Dos oito pontos tradicionais de vacinação da Semsa, o da Escola de Enfermagem de Manaus, localizada na rua Teresina, 495, bairro Adrianópolis, é exclusivo para trabalhadores das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento. A unidade também é a única a ofertar a segunda dose de CoronaVac.

Os demais pontos estão preparados para atender os outros públicos e aqueles que vão tomar a segunda dose de AstraZeneca.

Já o atendimento a pais de PcDs e às gestantes e puérperas está concentrado em apenas três pontos: Centro de Convivência da Família Padre Pedro Vignola, Balneário do Sesc e Clube do Trabalhador do Sesi.

Para todos os públicos é obrigatória a apresentação de documento de identificação original, com foto e CPF. Além desses, os documentos específicos para vacinação de cada grupo estão no site Semsa e podem ser acessados diretamente pelo link bit.ly/docsvacinaconvid. Para os que vão se vacinar por faixa etária (40 anos ou mais) é necessário apresentar comprovante de residência (original e cópia) que ateste moradia em Manaus.

Segunda dose

A Semsa orienta que as pessoas vacinadas com CoronaVac ou AstraZeneca que já se encontram no período de receber a segunda dose, consultem o agendamento no Imuniza Manaus ou se dirijam diretamente aos postos se tiverem perdido o prazo. O período entre doses recomendado para a CoronaVac é de 28 dias e para a AstraZeneca, de 84 dias.

Quem vai receber a primeira dose deve apresentar documento de identidade e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

Locais de vacinação

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola (Rua Gandu, 119, Cidade Nova)

Estacionamento do supermercado Coema (Avenida Torquato Tapajós, 5.890, Novo Israel)

Zonas Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Avenida Silves, 2.222, Crespo)

Universidade Paulista – Unip (Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro)

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM (Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José 1)

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM (Avenida Constantinopla, 288, conjunto Campos Elíseos, Planalto)

Centro de Convenções de Manaus – sambódromo (Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro)

Texto – Andréa Arruda / Semsa
Foto – Marinho Ramos / Semcom