23.3 C
Manaus
quinta-feira, março 28, 2024

Reunião discute ações emergenciais para o interior e populações indígenas

Em reunião nesta quarta-feira (20/05), a secretária de Saúde, Simone Papaiz, acompanhada de técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), participou de reunião com o titular da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Robson Silva, em que foram discutidas medidas emergenciais para indígenas residentes o interior do estado. Uma segunda reunião será realizada nos próximos dias para definir as ações.

Participaram do encontro o secretário executivo adjunto de Assistência Especializada ao Interior, Cássio Espírito Santo; representantes do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e Secretaria Municipal de Saúde, de São Gabriel da Cachoeira; Fundação Nacional do Índio (Funai); Exército Brasileiro; além de organizações não governamentais (ONGs) de saúde, que estão atuando na atenção às populações vulneráveis.

O Dsei Alto Rio Negro atende cerca de 28,5 mil indígenas, dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos. Entre as propostas apresentadas pelo coordenador da Sesai de São Gabriel, Franklin Aquino, está a abertura de enfermarias em comunidades indígenas para que seja prestado o primeiro atendimento aos doentes.

A secretária Simone Papaiz colocou a estrutura de saúde do estado na região à disposição do distrito e da Sesai para a execução dos planos de ação que estão sendo definidos pelo Governo Federal. Ela também ressaltou que o Governo do Amazonas seguirá oferecendo apoio aos municípios.

“O Governo do Amazonas está à disposição para apoiar, no que for possível, as ações da Sesai aos indígenas conforme orientação do governador Wilson Lima. Seguiremos enviando aos municípios insumos e medicamentos e articulando junto ao Governo Federal o envio de respiradores e outras estruturas”, destacou.

A ONG Expedicionários da Saúde também apresentou proposta de apoio, com o envio de equipamentos para fortalecer as unidades de saúde e o aluguel de mais uma aeronave, que ficaria baseada no município de São Gabriel da Cachoeira. Esta aeronave se juntaria a outras seis já disponibilizadas pelo Governo do Amazonas para o transporte de pacientes do interior para a capital.

Auxílio – Em visita aos municípios de São Gabriel da Cachoeira (distante 862 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (distante 1.106 quilômetros de Manaus), no início da semana, a secretária de Saúde do Amazonas, Simone Papaiz, acompanhou a entrega de duas toneladas de respiradores e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) realizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Além de equipamentos e insumos, o Ministério da Saúde também enviou 11 profissionais de saúde para reforçar o quadro de médicos e enfermeiros que estão atuando nas unidades.

Em São Gabriel da Cachoeira, na região conhecida como Cabeça do Cachorro, foram entregues oito ventiladores pulmonares, além de 69.310 itens de EPIs, 300 frascos de álcool em gel e 300 litros de álcool a 70%.

No município de Tabatinga, foram entregues dez ventiladores pulmonares e 49 mil itens de EPIs. Na cidade, o atendimento referenciado aos doentes também está sendo feito no Hospital de Guarnição do Exército.

Foto: Divulgação/Susam

spot_img