Duas reuniões para colher sugestões para a construção do Plano de Mobilidade Urbana de Manaus (PlanMob) foram realizadas na quarta-feira, dia 04, com a participação de dois setores distintos da sociedade civil.

A primeira foi com professores dos departamentos de Geografia e Engenharia Civil da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A segunda, com empresários ligados à Associação Comercial do Amazonas (ACA).

Na atual fase de elaboração do PlanMob, os participantes das reuniões são convidados a apresentar propostas para a criação do documento, após ouvirem os resultados de um diagnóstico que aponta os principais problemas em mobilidade urbana em Manaus.

Entre as propostas apresentadas pelos acadêmicos, destaca-se a sugestão de que o PlanMob estabeleça critérios ambientais para a construção de edificações. Outras propostas referem-se à prioridade para a elaboração de um plano cicloviário e a criação de regras para padronização de passeio público.

Durante a apresentação do diagnóstico na Associação Comercial do Amazonas, os empresários demonstraram preocupação com a circulação de veículos no centro da cidade. Sugeriram, ainda, a expansão de vias que interliguem o centro comercial com outras zonas da cidade.

Os representantes da ACA propuseram também que seja concretizada uma revitalização da área da Manaus Moderna. As propostas apresentadas pelos lojistas farão parte de um documento, que vai dar subsídios para a elaboração do Plano de Mobilidade.

As reuniões para ouvir sugestões de vários setores para o PlanMob estão sendo realizadas desde dezembro do ano passado.

A Prefeitura de Manaus está desenvolvendo o PlanMob Manaus para promover alterações significativas no padrão de circulação de pessoas e bens no município, garantindo mobilidade com acessibilidade plena a toda a população e contribuindo para a dinâmica do desenvolvimento econômico da região.

Com a institucionalização do PlanMob Manaus, a prefeitura visa dar cumprimento ao impositivo da Lei Federal nº 12.587, de 12 de fevereiro de 2012, da Política Nacional de Mobilidade Urbana, que determina aos municípios brasileiros o desenvolvimento, institucionalização e implementação de Planos de Mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here