29.3 C
Manaus
quarta-feira, fevereiro 21, 2024

Réveillon do Largo dá boas-vindas a 2024 em noite histórica com 28 mil pessoas

Evento não teve registro de ocorrências policiais e entra para o calendário festivo do Governo do Amazonas

O primeiro Réveillon do Largo, realizado pelo Governo do Amazonas no Largo de São Sebastião, na virada de 2023 para 2024, foi um sucesso de público. Mais de 28 mil pessoas passaram pelo local e puderam celebrar a chegada do novo ano ao lado do Teatro Amazonas, um dos principais pontos turísticos do estado, com alegria e segurança.

À meia-noite, a queima de fogos, de aproximadamente dez minutos, encantou o público, com uma trilha sonora especial que colocou todos para dançar enquanto o show pirotécnico acendia o céu do Centro Histórico de Manaus. 

O evento que também comemorou os 127 anos do Teatro Amazonas, foi um show à parte. Teve bolo de aniversário, projeção de videomapping na lateral do teatro e o público todo cantando parabéns para o aniversariante.

A programação teve início às 17h30, com a Companhia Metamorfose de Teatro e a Banda Di Bubuia fazendo a alegria da criançada.

Às 20h, a Banda Impakto, conhecida do público manauara, abriu a programação do palco principal, sendo seguida pelo DJ Keoma, Mikael e Banda, Nunes Filho, Patrick Araújo, Leonardo Castelo, Prince e Carlinhos do Boi.

Após a queima de fogos, a Bateria da Liesa proporcionou o primeiro grito do Carnaval de Manaus em 2024, com muitos sambas-de-enredo clássicos. A madrugada contou ainda com a apresentação da banda Bagaceiros do Forró, DJ Gabe, Uendel Pinheiro e Banda Freelance.

Expectativas superadas

O Réveillon do Largo foi uma parceria da Secretaria de Cultura e Economia Criativa com os demais órgãos do estado. Ao todo, mais de 100 artistas se revezaram no palco montado na rua José Clemente, na lateral do Teatro Amazonas. Foram mais de 15 atrações de diversos ritmos, incluindo samba, pagode e boi-bumbá.

Para o secretário executivo de Cultura e Economia Criativa do Amazonas,  Cândido Jeremias, o primeiro Réveillon do Largo superou todas as expectativas. ”O governador Wilson Lima lançou a ideia, compramos essa ideia junto com os artistas, junto com a população amazonense. Ficou sensacional, foi tudo preparado com muito cuidado por toda a estrutura do Governo do Estado”, afirmou. 

Carlinhos do Boi também ressaltou que a festa valoriza o Centro Histórico de Manaus. “Traz entretenimento e, acima de tudo, um resgate do Centro da cidade, do Centro Histórico, onde os antigos carnavais e hoje o Réveillon, a partir de agora é uma realidade, é o Réveillon do Largo que vai estar todos os anos na grade do Governo do Estado”, disse.

O auxiliar de estoque Jorge Luiz levou toda a família para o evento. “Está maravilhosa a festa, a estrutura, está muito bom mesmo. A queima de fogos foi maravilhosa. O estacionamento tem perto também, está tudo mais perto, facilidade para a gente”, elogiou.

Acessibilidade

Um espaço acessível foi montado próximo ao palco do evento para que Pessoas com Deficiência (PCDs) aproveitassem a festa com conforto e segurança. O local foi montado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). 

Além disso, a Sejusc contou com um ponto de apoio onde pessoas podiam ter auxílio em casos de violação de direitos humanos. Duas crianças de seis anos tiveram suporte para encontrar seus responsáveis. 

A Sejusc atuou na orientação sobre a permanência de crianças até 12 anos no evento. Obedecendo a Portaria 003/2023, do Juizado da Infância e Juventude Infracional, este público foi orientado a deixar o Largo após as 22h. 

Para garantir uma festa segura para todos, as forças de segurança atuaram com servidores do Detran-AM, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Mais de 2 mil servidores reforçaram a segurança em todo o estado. O Centro de Manaus, assim como as demais áreas da cidade, estavam sendo monitorados por câmeras de vigilância e não houve registro de ocorrências policiais ou de trânsito.

spot_img